Apresentação - Dossiê: Professores(as) iniciantes: políticas, experiências e narrativas em múltiplos contextos
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe19829Palavras-chave:
Professores iniciantes, ApresentaçãoResumo
A proposta desse dossiê é fruto de uma parceria em coletivo, no qual se juntaram vozes, saberes e práticas que permeiam o tema da docência e formação de professores(as) iniciantes, nos quais estamos imersos(as) como professores(as) pesquisadores(as) e em processos de orientações na graduação e em cursos de pós-graduação stricto sensu em educação e que nos acompanham há décadas em nossos contextos de formação e atuação profissional.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli. Políticas e programas de professores iniciantes no Brasil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 145, p. 112-129, jan./abr., 2012.
CRUZ, Giseli Barreto da; FARIAS, Isabel Maria Sabino de; HOBOLD, Márcia de Souza. O agir e reagir de professores iniciantes na docência: contornos de uma pesquisa-formação sobre indução. In: MARCELO, Carlos et al (Orgs.). Programa de apoio e indução ao professor iniciante. São Paulo: Annablume, 2022.
ESTRELA, Maria Teresa. Profissão docente: dimensões afectivas e éticas. Porto: Areal Editores, 2010.
GOODSON, Ivor F. A vida e o trabalho docente. Tradução de Daniela Barbosa Henriques. Petrópolis, RJ: Vozes, 2022.
HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In.: NÓVOA, António (Org.). Vidas de professores. 2.ed. Porto: Porto Editora, 2007.p.31-61.
LIMA, Maria Divina Ferreira; MORAIS, Joelson de Sousa. A temporalidade da experiência na docência à luz da pesquisa narrativa: contributos do ciclo de vida profissional de professores. Revista Linguagens, educação e sociedade, Teresina, Ano 25, n. 45, mai./ago. 2020, p. 118-140, 2020. Disponível em: https://ojs.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/10977/pdf . Acesso em: 10 jun. 2025.
MARCELO GARCIA, Carlos. Formação de professores: para uma mudança educativa. Tradução Isabel Narciso. 1. ed. Portugal: Porto Editora, 1999.
MORAIS, Joelson de Sousa. Fios e tramas em contextos de pesquisaformação e suas implicações na tessitura narrativa de professores/as iniciantes. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Estadual de Campinas, 2022. 259f. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1237977 .Acesso em: 18 jun. 2025.
NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Debates em Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).