Apresentação - Dossiê: Professores(as) iniciantes: políticas, experiências e narrativas em múltiplos contextos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe19829

Palavras-chave:

Professores iniciantes, Apresentação

Resumo

A proposta desse dossiê é fruto de uma parceria em coletivo, no qual se juntaram vozes, saberes e práticas que permeiam o tema da docência e formação de professores(as) iniciantes, nos quais estamos imersos(as) como professores(as) pesquisadores(as) e em processos de orientações na graduação e em cursos de pós-graduação stricto sensu em educação e que nos acompanham há décadas em nossos contextos de formação e atuação profissional.

Downloads

Biografia do Autor

Joelson de Sousa Morais, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)/Campus Codó

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)/Campus Codó

Isabel Maria Sabino de Farias, Universidade Estadual do Ceará (CED/UECE)

Doutora e Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Associada do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará (CED/UECE) - Fortaleza.

María Mercedes Jiménez Narváez, Facultad de Educación de la Universidad de Antioquia (UdeA)/Medellín, Antioquia/Colômbia

Doctora en Educación de la Universidad de Antioquia. Profesora de la Facultad de Educación de la Universidad de Antioquia (UdeA)/Medellín, Antioquia/Colômbia.

Referências

ANDRÉ, Marli. Políticas e programas de professores iniciantes no Brasil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 145, p. 112-129, jan./abr., 2012.

CRUZ, Giseli Barreto da; FARIAS, Isabel Maria Sabino de; HOBOLD, Márcia de Souza. O agir e reagir de professores iniciantes na docência: contornos de uma pesquisa-formação sobre indução. In: MARCELO, Carlos et al (Orgs.). Programa de apoio e indução ao professor iniciante. São Paulo: Annablume, 2022.

ESTRELA, Maria Teresa. Profissão docente: dimensões afectivas e éticas. Porto: Areal Editores, 2010.

GOODSON, Ivor F. A vida e o trabalho docente. Tradução de Daniela Barbosa Henriques. Petrópolis, RJ: Vozes, 2022.

HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In.: NÓVOA, António (Org.). Vidas de professores. 2.ed. Porto: Porto Editora, 2007.p.31-61.

LIMA, Maria Divina Ferreira; MORAIS, Joelson de Sousa. A temporalidade da experiência na docência à luz da pesquisa narrativa: contributos do ciclo de vida profissional de professores. Revista Linguagens, educação e sociedade, Teresina, Ano 25, n. 45, mai./ago. 2020, p. 118-140, 2020. Disponível em: https://ojs.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/10977/pdf . Acesso em: 10 jun. 2025.

MARCELO GARCIA, Carlos. Formação de professores: para uma mudança educativa. Tradução Isabel Narciso. 1. ed. Portugal: Porto Editora, 1999.

MORAIS, Joelson de Sousa. Fios e tramas em contextos de pesquisaformação e suas implicações na tessitura narrativa de professores/as iniciantes. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Estadual de Campinas, 2022. 259f. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1237977 .Acesso em: 18 jun. 2025.

NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

Downloads

Publicado

2025-06-10

Como Citar

MORAIS, Joelson de Sousa; FARIAS, Isabel Maria Sabino de; JIMÉNEZ NARVÁEZ, María Mercedes. Apresentação - Dossiê: Professores(as) iniciantes: políticas, experiências e narrativas em múltiplos contextos. Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e19829, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe19829. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/19829. Acesso em: 4 ago. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Professores(as) iniciantes: políticas, experiências e narrativas em múltiplos contextos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.