Aprendizagem profissional da docência em narrativas reflexivas de pesquisaformação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18840

Palavras-chave:

Aprendizagem narrativa, Pesquisaformação, Professores(as) iniciantes

Resumo

O texto é oriundo de uma pesquisa de doutorado em educação realizada entre 2019 a 2022 (Morais, 2022). O objetivo é: compreender os processos de construção de conhecimentos nas aprendizagens narrativas de pesquisaformação tecida por professores(as) iniciantes. Os participantes da pesquisa foram quatro professores(as) iniciantes de duas escolas públicas municipais de Caxias-MA. Contou com os dispositivos metodológicos: imersão no cotidiano escolar; diário de pesquisa; escrita narrativa e conversas. No processo de compreensão com as fontes narrativas trabalhamos com a hermenêutica da narratividade e temporalidade em Ricoeur, a filosofia da linguagem de Bakhtin e os conceitos de experiência e narração em Benjamin. Compreendemos que as aprendizagens narrativas no processo de pesquisaformação, se deram tanto com as professoras iniciantes quanto conosco pesquisadores(as), pois, aprendemos outros modos de pesquisar, ensinar e formar com diferentes intensidades, metodologias, didáticas e conhecimentos.

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Biografia do Autor

Joelson de Sousa Morais, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na linha de pesquisa Formação de Professores, Currículo, Trabalho Docente e Avaliação. É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP), do Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (UNICAMP/UERJ) e do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/CPNQ). É Professor Adjunto do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Centro de Ciências de Codó (CCCO), e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)/UFMA e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Práticas Educativas (PPGEPE)/UFMA.

Inês Ferreira de Souza Bragança, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professora Livre-Docente na Área de Educação Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Pós-Doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e pela Universidade de Buenos Aires (UBA), Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora-Portugal, Mestre em Educação e Pedagoga, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordena o Centro de Memória da Educação da FE/UNICAMP e é membro da Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOGRAPH). Coordena, também, o Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia - GEPEC/UNICAMP e Núcleo Vozes FFP/UERJ - (https://grupopolifonia.wordpress.com) e a pesquisa em rede Experiências instituintes de formação docente, uma abordagem narrativa (auto)biográfica: diálogos latino-americanos - CNPq (https://pesquisasemrede.wordpress.com). Seus trabalhos tematizam a formação docente, em suas políticas e práticas, e a abordagem narrativa (auto)biográfica como modo de viver, pesquisar e formar em partilha. É autora do livro Histórias de Vida e Formação de Professores: Diálogos entre Brasil e Portugal (https://doi.org/10.7476/9788575114698) e de diversas produções bibliográficas nesse campo. 

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Publicado

2025-06-10

Como Citar

MORAIS, Joelson de Sousa; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Aprendizagem profissional da docência em narrativas reflexivas de pesquisaformação. Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e18840, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18840. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18840. Acesso em: 25 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Professores(as) iniciantes: políticas, experiências e narrativas em múltiplos contextos

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