Aprendizagem profissional da docência em narrativas reflexivas de pesquisaformação
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18840Palavras-chave:
Aprendizagem narrativa, Pesquisaformação, Professores(as) iniciantesResumo
O texto é oriundo de uma pesquisa de doutorado em educação realizada entre 2019 a 2022 (Morais, 2022). O objetivo é: compreender os processos de construção de conhecimentos nas aprendizagens narrativas de pesquisaformação tecida por professores(as) iniciantes. Os participantes da pesquisa foram quatro professores(as) iniciantes de duas escolas públicas municipais de Caxias-MA. Contou com os dispositivos metodológicos: imersão no cotidiano escolar; diário de pesquisa; escrita narrativa e conversas. No processo de compreensão com as fontes narrativas trabalhamos com a hermenêutica da narratividade e temporalidade em Ricoeur, a filosofia da linguagem de Bakhtin e os conceitos de experiência e narração em Benjamin. Compreendemos que as aprendizagens narrativas no processo de pesquisaformação, se deram tanto com as professoras iniciantes quanto conosco pesquisadores(as), pois, aprendemos outros modos de pesquisar, ensinar e formar com diferentes intensidades, metodologias, didáticas e conhecimentos.
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