A A aprendizagem docente de professores formadores em início de carreia
contribuições do Diário Reflexivo Acadêmico
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18954Palavras-chave:
Aprendizagem Docente, Formação de Professores, Identidade Profissional, Diálogo Educacional, Identidade da Educação Infantil, Aperfeiçoamento PedagógicoResumo
O estudo aborda a aprendizagem docente de professores formadores em início de carreira, focando dialogando com a construção da identidade profissional e a prática pedagógica. O objeto de pesquisa versa sobre a experiência de formação e desenvolvimento profissional de professores em início de carreira, com ênfase nas interações em sala de aula e na reflexão sobre suas práticas. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, empregando a análise de conteúdo para categorizar as sugestões e comentários dos estudantes sobre as aulas e a disciplina. Os dados foram coletados por meio de Diários Reflexivos Acadêmicos. O corpus da pesquisa é composto pelas respostas dos estudantes, que foram organizadas em categorias temáticas relacionadas às suas experiências e sugestões sobre a prática docente. A análise revelou categorias temáticas que refletem as preocupações e interesses dos estudantes. Os resultados indicam que a reflexão crítica e a adaptação das metodologias são essenciais para a desenvolvimento do ensino e para a construção de um ambiente de aprendizagem inclusivo e participativo. Neste contexto, a formação docente precisa ser entendida como um processo contínuo e dinâmico, que integra a construção da identidade profissional, o aperfeiçoamento pedagógico e o diálogo entre professores e estudantes. A pesquisa destaca a importância de práticas reflexivas e colaborativas que corroboram com a aprendizagem docente de professores formadores em início de carreira.
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