A A aprendizagem docente de professores formadores em início de carreia

contribuições do Diário Reflexivo Acadêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18954

Palavras-chave:

Aprendizagem Docente, Formação de Professores, Identidade Profissional, Diálogo Educacional, Identidade da Educação Infantil, Aperfeiçoamento Pedagógico

Resumo

O estudo aborda a aprendizagem docente de professores formadores em início de carreira, focando dialogando com a construção da identidade profissional e a prática pedagógica. O objeto de pesquisa versa sobre a experiência de formação e desenvolvimento profissional de professores em início de carreira, com ênfase nas interações em sala de aula e na reflexão sobre suas práticas. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, empregando a análise de conteúdo para categorizar as sugestões e comentários dos estudantes sobre as aulas e a disciplina. Os dados foram coletados por meio de Diários Reflexivos Acadêmicos. O corpus da pesquisa é composto pelas respostas dos estudantes, que foram organizadas em categorias temáticas relacionadas às suas experiências e sugestões sobre a prática docente. A análise revelou categorias temáticas que refletem as preocupações e interesses dos estudantes. Os resultados indicam que a reflexão crítica e a adaptação das metodologias são essenciais para a desenvolvimento do ensino e para a construção de um ambiente de aprendizagem inclusivo e participativo. Neste contexto, a formação docente precisa ser entendida como um processo contínuo e dinâmico, que integra a construção da identidade profissional, o aperfeiçoamento pedagógico e o diálogo entre professores e estudantes. A pesquisa destaca a importância de práticas reflexivas e colaborativas que corroboram com a aprendizagem docente de professores formadores em início de carreira.

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Biografia do Autor

Giovanna Martin-Franchi, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Pós-Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Linha de Pesquisa Educação e Comunicação (ECO). Professora Temporária na Universidade Regional de Blumenau (FURB), Departamento de Educação, no Centro de Ciências da Educação, Artes e Letra (CCAL). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Linha de pesquisa Sujeitos, Processos Educativos e Docência/ Ensino e formação de Educadores. Foi Bolsista CAPES/DS(2019-2022) . Mestre em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP. Pedagoga formada pela Faculdade de Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP USP . É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Currículo - GEPEFOR / FFCLRP/ USP , vinculado a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais (GEPPE)- da Universidade Estadual de Inhumas Goiás. Líder do Grupo de Investigação em Didática e Educação (GIDED). Desenvolve pesquisas na área de Didática, Gestão de processos Escolares, Ensino Superior, Formação de professores , Ensino de Química, Ensino de Ciências, Metodologia Científica, Mídias na Educação. Estágio pós-doutoral em andamento na Universidade Federal de Santa Catarina, Linha de pesquisa Educação e Comunicação, PPGE.

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Publicado

2025-06-10

Como Citar

MARTIN-FRANCHI, Giovanna. A A aprendizagem docente de professores formadores em início de carreia: contribuições do Diário Reflexivo Acadêmico. Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e18954, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18954. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18954. Acesso em: 27 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Professores(as) iniciantes: políticas, experiências e narrativas em múltiplos contextos

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