A ação docente na EJA: um saber fazer orquestrado pelo habitus profissional
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p383-403Palavras-chave:
Ação docente. Habitus. Jovens e adultos. CurrículoResumo
Este artigo apresenta uma abordagem sobre a ação docente e sua relação com as diferenças socioculturais dos/as alunos/as, como influência do currículo da EJA. Resulta de um estudo de caso complementado pela etnografia educacional. Como procedimentos de construção dos corpora utilizamos a observação participante, entrevista, análise documental e questionário, e como técnica de registro o diário de campo e gravador. No que diz respeito à sistematização, organização e análise, nos orientamos a partir dos princípios da análise de conteúdo, da interpretação e adentrando ainda pela escuta sensível. Os referidos conceitos nos respaldam e nos favorece a possibilidade de compreendermos as maneiras de agir e atitude do corpo docente que atua na EJA da escola campo de investigação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido o download e compartilhamento dos conteúdos licenciados desde que sejam atribuídos os devidos créditos ao autor. Não podem ser feitas modificações e nem utilizar o conteúdo para fins comerciais.