Resistências e esperanças em Freire

reflexões acerca da educação de jovens e adultos no período de pandemia da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp200-227

Palavras-chave:

Paulo Freire, Educação de Jovens e Adultos, Desigualdades sociais, Pandemia, Desafios educativos

Resumo

Apresenta-se um estudo sobre a Educação de Jovens e Adultos e os desafios educativos enfrentados no contexto da pandemia por Covid-19. Trata-se de um estudo qualitativo, de análise descritiva de dados sobre a população a respeito das questões sociais, do trabalho e das demandas potenciais dessa modalidade da Educação Básica. Na fundamentação teórica, conta-se com o pensamento de Paulo Freire e sua educação conscientizadora, emancipatória e humanizadora. O texto está organizado em três eixos: as desigualdades no contexto da pandemia; quem são e onde se localizam os sujeitos da EJA e, os desafios das ações educativas para estudantes e docentes. Defende-se a constante luta e a defesa da universalização da educação pública como direito subjetivo a toda a população.

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Biografia do Autor

Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Possui graduação em Pedagogia, Habilitação em Orientação Educacional e Magistério pela Associação Catarinense de Ensino (1985), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e Pós-doutorada pela Universidade do Estado da Bahia. Professora Associado III da Universidade Federal de Santa Catarina atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação/CED/UFSC Atuou como subcoordenadora do PPGE da UFSC (2016-2018) e coordenadora do curso de Pedagogia (2002 a 2004), do curso de aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos e Diversidade (2006-2008) e vice-coordenadora do Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos e Educação na Diversidade. (2009-2011) Membro do Fórum de EJA de SC e da Organização dos Encontros Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (UFSC/UNEB) Coordenadora e Pesquisadora Cnpq no Projeto Fundamentos e Autores Recorrentes do Campo da Educação de Jovens e Adultos no Brasil Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em EJA - EPEJA (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9764085758306370) Pesquisadora da Rede Internacional Luso-Brasileira de Pesquisa Colaborativa em Educação de Jovens, Adultos e de Pessoas Idosas ? BRASILUEJA, Brasil, Portugal, Espanha e México Coeditora da Revista Internacional de EJA - RIEJA (UNEB) e compõe o comitê editorial das revistas Atos de Pesquisa, Revista Extensio/UFSC e Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos. Docente e pesquisadora da Educação de Jovens e Adultos. 

Cassia Cilene de Almeida Chalá Machado, Programa de Pós-graduação em EducaçãoUniversidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas (1996) e mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Atualmente é integrante no grupo de est. e pesq.epeja/ufsc da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA/CED/PPGE e profª do ensino básico,técnico e tecnológico - Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Florianópolis. , atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, formação docente, empoderamento, inclusão e educação de jovens e adultos

Patricia Barcelos Martins, Programa de Pós-graduação em Educação Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2012), graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e especialização em Design Instrucional pelo IBDIN (2017). É doutoranda (2020) na UFSC no programa de pós graduação em Educação (PPGE). Atualmente é orientadora (professora) da FACULDADE SENAC, profa EJA parceria SENAC e Prefeitura de Florianópolis e tutora/profª a distância graduação pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e adultos. Participante do grupo de pesquisas sobre Educação de jovens e adultos (EPEJA) da UFSC desde 2018.Disciplinas já lecionadas: EJA, comunicação organizacional, didática, metodologia do ensino superior, recursos multimídias e materiais didáticos, Fundamentos da educação a distância. Outras instituições nas quais atuei em nível superior: USJ, Uniasselvi, Unopar, ICEP, Unopar, Facvest. Atuação: professora universitária, conteudista e revisora de Material para EAD, palestrante, professora/tutora em cursos de graduação e profissionalizantes EAD e design educacional

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Publicado

2021-09-29

Como Citar

LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes; MACHADO, Cassia Cilene de Almeida Chalá; MARTINS, Patricia Barcelos. Resistências e esperanças em Freire: reflexões acerca da educação de jovens e adultos no período de pandemia da Covid-19. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp, p. 200–227, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEspp200-227. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12114. Acesso em: 9 dez. 2024.

Edição

Seção

Paulo Freire, cidadão do mundo: 100 anos de contribuições, diálogos, histórias e memórias.

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