Percepções de coordenadores escolares acerca de suas interações com docentes iniciantes em escolas de ensino médio da rede pública estadual do Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18839

Palavras-chave:

Coordenação escolar, Práticas de indução docente, Docente iniciante

Resumo

O início na carreira do magistério é uma etapa importante no processo de desenvolvimento profissional do docente iniciante. Assim, esse profissional requer relevante atenção por parte da coordenação escolar, com ações de apoio e acompanhamento conhecidas na literatura como indução docente, as quais são essenciais para o desenvolvimento profissional desses profissionais. Esta investigação objetiva compreender as percepções de coordenadores escolares acerca das suas interações com docentes iniciantes em escolas de ensino médio da rede pública estadual do Ceará. O estudo adota uma abordagem qualitativa dos dados, metodologicamente caracterizada como estudo de caso. Para a coleta de dados, utilizou-se de levantamento bibliográfico, análise documental, questionário online e entrevista junto a sete coordenadores escolares participantes. O campo da pesquisa foram três escolas de ensino médio da Secretaria da Educação do Estado do Ceará - Seduc-CE, localizadas na sede do município de Canindé. Os dados alcançados dão conta de que os coordenadores escolares participantes realizam práticas de indução docente como: apresentação da cultura escolar; acolhimento; diálogo permanente para alinhamentos e trocas de experiências; planejamento conjunto; integração do docente iniciante junto aos demais membros do grupo de professores; acompanhamento observacional em sala de aula e apresentação de feedback. Entretanto, essas práticas não ocorrem de modo institucionalizado, planejado e sistematizado, mas sim de maneira diversificada, pontual, aleatória ou, em algumas situações, nem acontecem. Defende-se aqui a importância e a necessidade de mais pesquisas para aprofundamento acerca da temática em questão, haja vista que, na rede Seduc-CE, não há políticas públicas que fomentem práticas de indução profissional docente.

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Biografia do Autor

Daniel Martins Braga, Secretaria da Educação do Estado do Ceará

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino - PPGEEN da Universidade Estadual do Ceará - UECE, campus Limoeiro do Norte. Mestre pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente - PPGEF, parceria entre a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, campus Redenção, e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará - IFCE, campus Maranguape (2024). Especialista em Gestão Escolar e Assessoria Pedagógica pela Universidade Federal do Cariri - UFCA, campus Icó (2025). Especialista em Educação Física Escolar (2019) e Licenciado em Educação Física (2014) pelo IFCE, campus Canindé (2019). 

Elcimar Simão Martins, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Pós-Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Especialista em Ensino de Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Ceará e em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Ceará. Licenciado em Letras com Habilitação nas Línguas Portuguesa e Espanhola e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará. Pedagogo pela Universidade Metodista de São Paulo. 

Osmar Hélio Alves Araújo, Universidade Federal do Piauí

Professor Adjunto em regime de dedicação exclusiva da Universidade Federal do Piauí UFPI, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino - DMTE, Centro de Ciências da Educação/CCE, e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba/UFPB, onde lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas LACONEX@O/UFPI/UFPB. Licenciado em Letras e em Pedagogia, com mestrado e doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba/UFPB

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Publicado

2025-06-10

Como Citar

BRAGA, Daniel Martins; MARTINS, Elcimar Simão; ARAÚJO, Osmar Hélio Alves. Percepções de coordenadores escolares acerca de suas interações com docentes iniciantes em escolas de ensino médio da rede pública estadual do Ceará. Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e18839, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18839. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18839. Acesso em: 12 jul. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Professores(as) iniciantes: políticas, experiências e narrativas em múltiplos contextos

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