Percepções de coordenadores escolares acerca de suas interações com docentes iniciantes em escolas de ensino médio da rede pública estadual do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18839Palavras-chave:
Coordenação escolar, Práticas de indução docente, Docente inicianteResumo
O início na carreira do magistério é uma etapa importante no processo de desenvolvimento profissional do docente iniciante. Assim, esse profissional requer relevante atenção por parte da coordenação escolar, com ações de apoio e acompanhamento conhecidas na literatura como indução docente, as quais são essenciais para o desenvolvimento profissional desses profissionais. Esta investigação objetiva compreender as percepções de coordenadores escolares acerca das suas interações com docentes iniciantes em escolas de ensino médio da rede pública estadual do Ceará. O estudo adota uma abordagem qualitativa dos dados, metodologicamente caracterizada como estudo de caso. Para a coleta de dados, utilizou-se de levantamento bibliográfico, análise documental, questionário online e entrevista junto a sete coordenadores escolares participantes. O campo da pesquisa foram três escolas de ensino médio da Secretaria da Educação do Estado do Ceará - Seduc-CE, localizadas na sede do município de Canindé. Os dados alcançados dão conta de que os coordenadores escolares participantes realizam práticas de indução docente como: apresentação da cultura escolar; acolhimento; diálogo permanente para alinhamentos e trocas de experiências; planejamento conjunto; integração do docente iniciante junto aos demais membros do grupo de professores; acompanhamento observacional em sala de aula e apresentação de feedback. Entretanto, essas práticas não ocorrem de modo institucionalizado, planejado e sistematizado, mas sim de maneira diversificada, pontual, aleatória ou, em algumas situações, nem acontecem. Defende-se aqui a importância e a necessidade de mais pesquisas para aprofundamento acerca da temática em questão, haja vista que, na rede Seduc-CE, não há políticas públicas que fomentem práticas de indução profissional docente.
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