Afroafetos na formação docente
(Auto)narrativas de cuidado ontoepistêmico no MAfroEduc Olùkọ́
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18932Parole chiave:
Afroafetos, Formação docente, (Auto)narrativas, AfrocentricidadeAbstract
O Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação Afrocentrada (MAfroEduc Olùkọ́), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), carinhosamente chamado por suas integrantes como Quilombo Acadêmico, tem produzido estudos que tensionam o campo da episteme moderna, com ênfase na produção ontoepistêmica de perspectivas descoloniais e afrocentradas, especialmente, na formação docente. Este estudo objetiva discutir a noção de afroafetos a partir de (auto)narrativas de cuidado fundamentadas em cosmopercepções africanas, a partir de nossas experiências de ser e estar na academia com o MAfroEduc Olùkọ́. No aspecto metodológico, faz-se o uso das (auto)narrativas de integrantes deste grupo de pesquisa destacando, de modo particular, os afroafetos, práticas de cuidados e estudos afrocentrados que conduzem a outros saberes e práticas intersubjetivas e antirracistas, em diálogo com hooks (2017; 2020; 2022; 2023), Castiano (2010), Piedade (2017), Lorde (2021), dentre outras/os. Esses outros modos de ser e estar na academia, durante a formação docente inicial ou continuada, faz com que o MAfroEduc construa campos possíveis (Carvalho, 2009) que desafiam as estruturas acadêmicas tradicionais, propondo fazeres científicos que estabelecem outros pilares fundamentais na afrodocência (Sousa, 2023), tais como: a coletividade, a ancestralidade e as práticas de cuidado.
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