Afroafetos na formação docente

(Auto)narrativas de cuidado ontoepistêmico no MAfroEduc Olùkọ́

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18932

Parole chiave:

Afroafetos, Formação docente, (Auto)narrativas, Afrocentricidade

Abstract

O Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação Afrocentrada (MAfroEduc Olùkọ́), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), carinhosamente chamado por suas integrantes como Quilombo Acadêmico, tem produzido estudos que tensionam o campo da episteme moderna, com ênfase na produção ontoepistêmica de perspectivas descoloniais e afrocentradas, especialmente, na formação docente. Este estudo objetiva discutir a noção de afroafetos a partir de (auto)narrativas de cuidado fundamentadas em cosmopercepções africanas, a partir de nossas experiências de ser e estar na academia com o MAfroEduc Olùkọ́. No aspecto metodológico, faz-se o uso das (auto)narrativas de integrantes deste grupo de pesquisa destacando, de modo particular, os afroafetos, práticas de cuidados e estudos afrocentrados que conduzem a outros saberes e práticas intersubjetivas e antirracistas, em diálogo com hooks (2017; 2020; 2022; 2023), Castiano (2010), Piedade (2017), Lorde (2021), dentre outras/os. Esses outros modos de ser e estar na academia, durante a formação docente inicial ou continuada, faz com que o MAfroEduc construa campos possíveis (Carvalho, 2009) que desafiam as estruturas acadêmicas tradicionais, propondo fazeres científicos que estabelecem outros pilares fundamentais na afrodocência (Sousa, 2023), tais como: a coletividade, a ancestralidade e as práticas de cuidado.

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Biografie autore

Soraia Lima Ribeiro de Sousa, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutoranda em Educação (PPGE-UFMA). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2022). Especialização em Educação, Cultura e Identidade Afrodescendente pela Universidade Federal do Piauí (2012). Possui Graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Piauí (2010) e Licenciatura em Pedagogia (2024). Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Maranhão. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero (GEMGe); e Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação Afrocentrada (MafroEduc Olùko/CCSO/UFMA). Desenvolve pesquisas e concentra seus estudos na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação das Relações Étnico-Raciais, Formação inicial docente, afrodescendência, raça.

Fernanda Lopes Rodrigues, Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão

Licenciada em Pedagogia (UFMA, 2009), Mestre em Educação (UFMA, 2012). Doutoranda em História (UEMA, 2025). Participa do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, da Universidade Federal do Maranhão. Professora EBTT do Colégio de Aplicação da UFMA. Professora da Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros da UFMA. Vice-coordenadora do MAfroEduc OLÙKỌ́ - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação Afrocentrada. Principais temas de estudo e pesquisa: educação escolar quilombola. educação para as relações étnico-raciais, formação docente e história da educação.

Raimunda Nonata da Silva Machado, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre em Ciências Sociais e licenciada em Pedagogia, ambos pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professora Adjunta do Departamento de Educação II e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFMA). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Educação das Relações Étnico-Raciais e de Gênero (NEPERGE). Pesquisadora dos Grupos de Estudos e Pesquisa sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero (GEMGe); Gênero, Sexualidade e Práticas Educativas (GESEPE) da UFMA e Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Educação, Gênero e Afrodescendência (Roda Griô/GEAFRO) da UFPI. É membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN).

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SOUSA, Soraia Lima Ribeiro de. Pedagogia ubuntuísta: formação inicial com afrodocência. Curitiba: CRV, 2023.

Pubblicato

2025-06-10

Come citare

SOUSA, Soraia Lima Ribeiro de; RODRIGUES, Fernanda Lopes; MACHADO, Raimunda Nonata da Silva. Afroafetos na formação docente: (Auto)narrativas de cuidado ontoepistêmico no MAfroEduc Olùkọ́. Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e18932, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18932. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18932. Acesso em: 26 giu. 2025.

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Professores(as) iniciantes: políticas, experiências e narrativas em múltiplos contextos

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