Reflexões sobre formação docente

o complexo processo de tornar-se professor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe19051

Palavras-chave:

Formação docente, Construção da identidade docente, Saberes teóricos e práticos, Exercício da profissão docente

Resumo

Este ensaio teórico visa fomentar o debate e a reflexão sobre formação docente e os fatores que a influenciam, com foco sobre o processo de construção da identidade docente — o modo como o indivíduo constitui-se professor, articulando saberes ao longo de sua formação e no exercício de sua profissão. Reflito, a partir da revisão do referencial teórico que consubstanciou os modelos de formação docente em curso no país nos últimos anos, sobre o processo de formação inicial e continuada de professores, levado a termo por nós, professores formadores, e sobre possíveis consequências deste modo de formação. Organizo a reflexão considerando as seguintes questões: A formação inicial e continuada de um professor influencia seu fazer diário e o modo como constitui sua identidade docente? Essa formação determina este fazer e as relações que o docente estabelece no exercício da docência? Que outros fatores exercem influência na constituição da identidade docente? Na tentativa de responder à essas questões, tomando por base o referencial consultado, é possível inferir que no complexo processo de se tornar professor, muitas questões estão envolvidas, assim como muitas são as dificuldades enfrentadas. Ambas precisam ser consideradas quando da elaboração de propostas de formação docente, seja inicial ou continuada. Pensar a formação docente implica muito mais que apenas considerar pressupostos teórico metodológicos. Há que se considerar o espaço em que se desenvolve a ação educativa, os indivíduos envolvidos no processo, e as relações que se estabelecem entre os indivíduos e o conhecimento.

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Biografia do Autor

Luciana Bandeira Barcelos, Faculdade de Educação - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora Adjunta no Departamento de Estudos da Educação Inclusiva e Continuada, da Faculdade de Educação – Campus Maracanã - da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – RJ – Brasil

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Publicado

2025-06-10

Como Citar

BARCELOS, Luciana Bandeira. Reflexões sobre formação docente: o complexo processo de tornar-se professor. Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e19051, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe19051. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/19051. Acesso em: 26 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Professores(as) iniciantes: políticas, experiências e narrativas em múltiplos contextos

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