A construção das identidades profissionais docentes dos professores de informática da SEEDF

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp591-609

Palavras-chave:

Identidade docente. Formação. Professor de Informática.

Resumo

O professor de informática, profissional que possui formação e capacidade de desenvolver o processo de ensino-aprendizagem no âmbito escolar, é oportuno para atender às demandas sociais de formação para a sociedade tecnológica. A construção da identidade deste docente tem gerado reflexões no que se refere a atender as exigências do uso de tecnologias e de suas transformações na sociedade. Esse artigo objetiva analisar a construção da identidade docente do professor de informática da SEEDF. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e análise documental. Os principais resultados alcançados na pesquisa apontam que a construção da identidade docente é contínua e repleta de influências, entre elas a do contexto histórico, sendo possível aferir que é necessária uma valorização da formação e do professor de informática.

Biografia do Autor

Liliane Campos Machado, Universidade de Brasília (UnB)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros (1996), mestrado em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Pós Doutorado em Educação pela UnB (2011). Atualmente é professora adjunta III da Universidade de Brasília, presidente da Rede Inter-Regional sobre Docência na Educação Superior - RIDES. Assumiu para o período de 2018 a 2022 a direção da Faculdade de Educação da UnB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, saberes e práticas docentes, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, ´didática, currículo, professor formador, saberes, prática, metodologias ativas/participativas.

Anderson Gomes Peixoto, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) Universidade de Brasília (UnB)

Mestre em Educação pela Universidade de Brasília - UnB. MBA em Engenharia de Software (UNIEURO - 2014). Especialista em Gestão e Orientação Educacional (UNEB - 2016). Especialista em Docência do Ensino Profissional e Superior (UNEB - 2016). Bacharel em Sistemas de Informação (Faculdade Projeção - 2011). Licenciado em Pedagogia (IESA - 2016). Licenciado em Educação Profissional (IFB - 2017). Atuou como Professor substituto no Instituto Federal de Brasilia e na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (Atual). Membro estudante do Grupo de Estudo e Pesquisa: Formação, Currículo, Tecnologias e Inovação - GEPFOCTI, da Universidade de Brasília. 

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Publicado

10/12/2020

Como Citar

MACHADO, L. C.; PEIXOTO, A. G. A construção das identidades profissionais docentes dos professores de informática da SEEDF. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp, p. 591–609, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEspp591-609. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10086. Acesso em: 2 fev. 2023.

Edição

Seção

Dossiê "Políticas, concepções e práticas de currículo, formação e avaliação"