DUA e tecnologias assistivas como estratégias pedagógicas inclusivas
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15868Palavras-chave:
Desenho Universal para Aprendizagem, Tecnologia Assistiva, Formação docente, InclusãoResumo
A inclusão educacional é um direito orientado e normatizado em diversos documentos nacionais e internacionais. Partindo dessa premissa, este trabalho teve por objetivo analisar os conhecimentos dos professores participantes da pesquisa sobre os conceitos do Desenho Universal para Aprendizagem e Tecnologia Assistiva, em dois momentos, um anterior a formação e outro posterior. Utilizamos uma metodologia de abordagem quanti-qualitativa, do tipo exploratória. Os resultados mostraram que os participantes não conheciam os conceitos e que, após conhecê-los terão melhores possibilidades de desenvolver práticas pedagógicas inclusivas.
Downloads
Referências
ALVES LEITE, E.; PINTO DA SILVA, S.C.C; MARIANI BRAZ, R.M. O pensamento computacional para a inclusão. ISBN: 978 65 00 49330 6. Rio de Janeiro, Câmara Brasileira do Livro, 2022 Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/365993463_Pensamento_computacional_e_Inclusao
ALVES, M. M.; RIBEIRO, J.; SIMÕES, F. Universal Design for Learning: contributos de uma escola para todos. Indagatio Didactica, Aveiro, v. 5, n. 4, p. 121-146, 2013. Disponível em: https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4290/3224 . Acesso em: 02 abr. 2022.
BERSCH, Rita de Cássia Reckziegel. Design de um serviço de tecnologia assistiva em escolas públicas. 2009. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/18299 Acesso em 02/02/2023.
BERSCH, Rita. Introdução à Tecnologia Assistiva. Porto Alegre: Assistiva, 2017. Disponível em: https://bityli.com/rzkef. Acesso em: 29 dez. 2022.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em 21/02/2023.
BRASIL, Declaração de Salamanca, sobre princípios e práticas na área das necessidades educativas especiais. Brasília, DF, 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf . Acesso em: 10 maio 2022.
BRASIL. Lei n. 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm . Acesso em: 10 maio 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: MEC, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf . Acesso em: 10 maio 2022.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. Brasília, DF: Inep, 2015.
Disponível em: https://pne.mec.gov.br/ . Acesso em: 10/02/2023
BRASIL. Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Resolução 4. Brasília, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf . Acesso em: 21/02/2023.
CALHEIROS, D.S.; MENDES, E. G.; LOURENÇO, G. F. Considerações acerca da tecnologia assistiva no cenário educacional brasileiro. Revista de Educação Especial, Santa Maria, v. 31, n. 60, p. 229-244, mar. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial . Acesso em: 08 jul. 2022.
CAST, Center for Applied Special Technology. 2011. Disponível em: http://www.cast.org/udl/ . Acesso em: 15 abr. 2022
Center for Applied Special Technology [CAST]. (2014). Consultado em: http://www.cast.org/udl/index.html . Acesso em: 21/02/2023.
CUCCIA, Tiziana; GUCCIO, Calogero; RIZZO, Ilde. The effects of UNESCO World Heritage List inscription on tourism destinations performance in Italian regions. Economic Modelling, v. 53, p. 494-508, 2016. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0264999315003454 Acesso em: 21/02/2023.
GALVÃO FILHO, Teófilo A. A construção do Conceito de Tecnologia Assistiva: Alguns novos interrogantes e desafios. 2013. Disponível em: http://www.galvaofilho.net/TA_desafios .htm . Acesso em: 22 ago. 2022.
I SIPCI 2022. Tecnología Assistiva: Múltiplos enfoques, You Tube, 19 de março de 2022. Disponível em: https://youtube.com/live/arSOCWWstZ4
I SIPCI 2022. O Desenho Universal para Aprendizagem, You Tube, 18 de março de 2022. Disponível em: https://youtube.com/live/7pYfDkwkvuU
I SIPCI 2022.Elaborando Recursos de Baixa Tecnologia, You Tube, 19 de março de 2022. Disponível em: https://youtube.com/live/TwWtEnFr4N4
I SIPCI 2022. Tradução audiovisual acessível: audiodescrição, You Tube, 19 de março de 2022. Disponível em: https://youtube.com/live/M5rOfhtTLZE
I SIPCI 2022.Oficina: Acessibilidade dos Materiais Digitais, You Tube, 19 de março de 2022. Disponível em: https://youtube.com/live/GSdHIQfOoWc
I SIPCI 2022.Oficina: Elaborando uma aula através da abordagem do Desenho Universal para Aprendizagem, You Tube, 18 de março de 2022. Disponível em: https://youtube.com/live/Bci94sOdumA
MARIN, M.; BRAUN, P. Currículo e Diferenciação Pedagógica – uma prática de exclusão? Revista Exitus, Santarém/PA, Vol. 10, p. 1-27, e 0200010, 2020. Disponível em http:// https://bityli.com/wgGUlfC
MEYER, A., ROSE, D. H., & GORDON, D. (2014). Universal design for learning: Theory and practice. Wakefield: CAST Professional Publishing. Disponível em: https://www.cast.org/products-services/resources/2014/universal-design-learning-theory-practice-udl-meyer . Acesso em 21/02/2023.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér; PIETO, Rosangela Gavioli; ARANTES, Valeria Amorim. Inclusão escolar: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006. Disponível em: https://shre.ink/chye Acesso em 21/02/2023
MANTOAN, M. T. E. e LANUTI, J.E.O.E., A escola que queremos para todos. Editora CRV. ISBN-13 : 978-6525130323. São Paulo, Brasil. 2022
NUNES, Sylvia da Silveira; SAIA, Ana Lucia; TAVARES, Rosana Elizete. Educação inclusiva: entre a história, os preconceitos, a escola e a família. Psicologia: ciência e profissão, 2015, 35: 1106-1119. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/gtPdzXy4yHrX9Lz9txCtQ7c/abstract/?lang=pt Acesso em: 4/2/2023.
PLETSCH, Marcia Denise. A escolarização de pessoas com deficiência intelectual no Brasil: da institucionalização às políticas de inclusão (1973-2013). Education Policy Analysis Archives/Archivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 22, p. 1-25, 2014.
PLETSCH, Márcia Denise; DE OLIVEIRA, Mariana Corrêa Pitanga; DE ARAÚJO, Daniele Francisco. Considerações sobre a escolarização de crianças e jovens com deficiência intelectual. Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade, v. 2, n. 3, p. 39-49, 2015.
PLETSCH M. D. SOUZA F. F. ORLEANS L. F. A Diferenciação Curricular e o Desenho Universal para Aprendizagem como princípio para inclusão escolar. Revista Educação e Cultura Contemporânea 142642812017. Disponível em: Acesso em: 06 agosto 2019. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewArticle/3114 Acesso em: 21/02/2023.
PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza; ROSA, Hallison Fernando; JESUS, Adriana Regina de. Currículo e inclusão educacional: percepções de docentes da educação básica. Roteiro, [S.L.], v. 43, n. 1, p. 317-344, 11 abr. 2018. Universidade do Oeste de Santa Catarina. Disponível em: https://bityli.com/nnamxU. Acesso em: 16 mar. 2021.
RODRIGUES, Patrícia Rocha; ALVES, Lynn Rosalina Gama. Tecnologia assistiva-uma revisão do tema. 2013.
UNESCO. Relatório de Monitoramento Global da Educação, 2020. Disponível em: Relatório de monitoramento global da educação – resumo, 2020: Inclusão e educação: todos, sem exceção - UNESCO Digital Library. Acesso em 14 out. 2020.
ZERBATO, A. P. Desenho universal para aprendizagem na perspectiva da inclusão escolar: potencialidades e limites de uma formação colaborativa. 2018. 298 f. Tese (Doutorado em educação especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Debates em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).