O início da atuação profissional docente a partir do acolhimento

contextos, pressupostos e contribuições conceituais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18889

Palavras-chave:

Professor iniciante, Acolhimento, Desenvolvimento profissional docente

Resumo

O período inicial da atuação profissional docente é dotado de diversos desafios, pois nele os professores iniciantes se deparam com um caminho de incertezas e constroem sua profissionalidade. O artigo aborda o início da atuação profissional docente, com foco na análise do acolhimento como prática essencial para promover a inserção profissional dos professores iniciantes e tem por objetivo contribuir ao debate sobre estratégias de acolhimento que valorizem o professor iniciante como sujeito em formação contínua. Metodologicamente, trata-se de um estudo bibliográfico no qual cruza-se os resultados de um levantamento da produção acadêmica sobre professores iniciantes e o início da atuação profissional docente com referenciais conceituais sobre o acolhimento. Para problematizar o acolhimento como conceito, utilizamos as contribuições teóricas de Romanini, Guareschi e Roso (2017). A busca das produções acadêmicas foi realizada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD, delimitando o período entre 2015 a 2023. Os resultados apontam para duas conclusões: a ausência de políticas públicas voltadas para o acolhimento e a indução de professores iniciantes no Brasil e poucos estudos que tratam do acolhimento desses profissionais nas escolas, já que neles o termo é tratado de forma difusa. Os trabalhos analisados mobilizam pressupostos para pensar o acolhimento em um sentido que tem a ver menos com "reception" e mais com "embracement", como um conjunto de ações que visam compreender esse momento inicial da atuação docente em suas possibilidades formativas, que encare os desafios como possibilidade de reflexão.

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Biografia do Autor

Graciele Crestina Grosbelli Schumann, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Mestranda em Educação na Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ. Especialista em Ensino de Línguas pelo Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná e Especialista em Gestão Escolar pela Uniasselvi. Graduada em Letras Português/Inglês e respectivas literaturas pelo Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná. Professora efetiva da Rede Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina. Atualmente professora orientadora do Núcleo de Acompanhamento Pedagógico e Formação de Professores e Gestores da Rede Estadual de Educação do estado de Santa Catarina. Membro do grupo de pesquisa Formação de professores, Currículo e Práticas Pedagógicas. Integrante da equipe editorial da Revista Pedagógica da Unochapecó.

Diego Orgel Dal Bosco Almeida, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) com pós-doutorado em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). IProfessor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). ntegra o Grupo de Pesquisa Currículo, Memórias e Narrativas em Educação e o Formação de professores, políticas educacionais e processos educativos. Integra o eixo História da Educação da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (ANPEd) e a secretaria do GT História Política da Associação Nacional de História (ANPUH).

Marilandi Maria Mascarello Vieira, Unochapeco

Graduada em Estudos Sociais pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1983), Graduada em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1984), Gradua em História pela Fundação Educacional do Oeste Catarinense (1987), Curso de Especialização em Supervisão Escolar (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (1999), Graduação em Direito pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2007), Curso de Especialização em Direito Processual Civil pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2009), Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e doutorado em Educação nas Ciências (2017) pela UNIJUI, Pós-doutorado em Ciências da Educação, na especialidade Sociologia da Educação e Política Educativa na Universidade do Minho - PT. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Unochapecó. É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis). É participante do grupo de pesquisa "Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas".

Referências

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Publicado

2025-06-10

Como Citar

SCHUMANN, Graciele Crestina Grosbelli; ALMEIDA, Diego Orgel Dal Bosco; VIEIRA, Marilandi Maria Mascarello. O início da atuação profissional docente a partir do acolhimento: contextos, pressupostos e contribuições conceituais. Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e18889, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18889. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18889. Acesso em: 27 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Professores(as) iniciantes: políticas, experiências e narrativas em múltiplos contextos

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