O início da atuação profissional docente a partir do acolhimento
contextos, pressupostos e contribuições conceituais
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18889Palavras-chave:
Professor iniciante, Acolhimento, Desenvolvimento profissional docenteResumo
O período inicial da atuação profissional docente é dotado de diversos desafios, pois nele os professores iniciantes se deparam com um caminho de incertezas e constroem sua profissionalidade. O artigo aborda o início da atuação profissional docente, com foco na análise do acolhimento como prática essencial para promover a inserção profissional dos professores iniciantes e tem por objetivo contribuir ao debate sobre estratégias de acolhimento que valorizem o professor iniciante como sujeito em formação contínua. Metodologicamente, trata-se de um estudo bibliográfico no qual cruza-se os resultados de um levantamento da produção acadêmica sobre professores iniciantes e o início da atuação profissional docente com referenciais conceituais sobre o acolhimento. Para problematizar o acolhimento como conceito, utilizamos as contribuições teóricas de Romanini, Guareschi e Roso (2017). A busca das produções acadêmicas foi realizada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD, delimitando o período entre 2015 a 2023. Os resultados apontam para duas conclusões: a ausência de políticas públicas voltadas para o acolhimento e a indução de professores iniciantes no Brasil e poucos estudos que tratam do acolhimento desses profissionais nas escolas, já que neles o termo é tratado de forma difusa. Os trabalhos analisados mobilizam pressupostos para pensar o acolhimento em um sentido que tem a ver menos com "reception" e mais com "embracement", como um conjunto de ações que visam compreender esse momento inicial da atuação docente em suas possibilidades formativas, que encare os desafios como possibilidade de reflexão.
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