Formação Continuada em Educação Física nas interfaces com a pesquisa narrativa

um balanço de produção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe19076

Palavras-chave:

Formação continuada, Educação Física, Pesquisa narrativa, Produção de conhecimento

Resumo

As produções acadêmicas sobre formação continuada no campo da Educação Física ainda ocupam posição marginal, sobretudo consideradas em suas interfaces com a pesquisa narrativa. Como potencial possibilidade investigativa, a pesquisa narrativa se apresenta como uma alternativa para um giro no olhar para as práticas formativas horizontais e colaborativas na direção da valorização da ação docente por meio da reflexão sobre suas experiências, atribuindo protagonismo às narrativas pessoais e sociais. Partindo do exposto, indagamos: como tem sido a produção de conhecimento acadêmico nos últimos 10 anos nos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil envolvendo a tríade Educação Física, Formação Continuada e Pesquisa Narrativa? Esta pesquisa secundária do tipo estado da arte, investigou no âmbito da BDTD e por meio dos descritores Educação Física, Formação Continuada e Pesquisa Narrativa a produção sobre o tema nos últimos 10 anos. De um universo de 111 trabalhos encontrados, apenas 09 mencionaram esta especificidade, num arcabouço de reflexão onde a pesquisa narrativa não se apresenta como determinante. Tendo em vista seu potencial formativo, os resultados corroboram um certo instrumentalismo e fomentam novas possibilidades de estudos, formação e publicações sobre o tema na direção de uma melhor interlocução entre os descritores.

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Biografia do Autor

Mauro José de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutor em Educação (PPGE/UFMT - 2023), com período sanduíche (PDSE/CAPES) na Universidad de Málaga (UMA), Espanha (2022/2023) - Mestrado em Educação (UNITRI - 2001) - Especialização em Ciência do Movimento (UFRGS - 1990) e Graduação em Educação Física (UFU - 1988). Professor Adjunto do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário do Araguaia desde 2018. 

Warley Carlos de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (1996), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva, inclusão, educação; deficiencia, educação física e exclusão social.

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Publicado

2025-06-10

Como Citar

SOUZA, Mauro José de; SOUZA, Warley Carlos de. Formação Continuada em Educação Física nas interfaces com a pesquisa narrativa: um balanço de produção. Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e19076, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe19076. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/19076. Acesso em: 9 jul. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Professores(as) iniciantes: políticas, experiências e narrativas em múltiplos contextos

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