Formação Continuada em Educação Física nas interfaces com a pesquisa narrativa
um balanço de produção
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe19076Palavras-chave:
Formação continuada, Educação Física, Pesquisa narrativa, Produção de conhecimentoResumo
As produções acadêmicas sobre formação continuada no campo da Educação Física ainda ocupam posição marginal, sobretudo consideradas em suas interfaces com a pesquisa narrativa. Como potencial possibilidade investigativa, a pesquisa narrativa se apresenta como uma alternativa para um giro no olhar para as práticas formativas horizontais e colaborativas na direção da valorização da ação docente por meio da reflexão sobre suas experiências, atribuindo protagonismo às narrativas pessoais e sociais. Partindo do exposto, indagamos: como tem sido a produção de conhecimento acadêmico nos últimos 10 anos nos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil envolvendo a tríade Educação Física, Formação Continuada e Pesquisa Narrativa? Esta pesquisa secundária do tipo estado da arte, investigou no âmbito da BDTD e por meio dos descritores Educação Física, Formação Continuada e Pesquisa Narrativa a produção sobre o tema nos últimos 10 anos. De um universo de 111 trabalhos encontrados, apenas 09 mencionaram esta especificidade, num arcabouço de reflexão onde a pesquisa narrativa não se apresenta como determinante. Tendo em vista seu potencial formativo, os resultados corroboram um certo instrumentalismo e fomentam novas possibilidades de estudos, formação e publicações sobre o tema na direção de uma melhor interlocução entre os descritores.
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