Cartas reflexivas de professores iniciantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18858

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, Currículo, Paulo Freire

Resumo

Este texto resulta de uma dissertação que objetivou analisar reflexões de professores iniciantes de Língua Portuguesa acerca dos principais desafios vivenciados por eles ao ingressarem na profissão. A investigação justificou-se pela necessidade de gerar novos conhecimentos sobre as vinculações entre o exercício da docência e a formação inicial de professores, tendo como ponto de partida o olhar dos licenciados sobre essa relação. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada com professores recém-formados atuantes em escolas localizadas na Baixada Santista, no estado de São Paulo. O referencial teórico-metodológico pautou-se no pensamento de Paulo Freire e autores como Zeichener (2010), André (2018) e Nóvoa (2019). Cartas foram utilizadas como caminho para dialogar com os participantes e como meio de produção de dados capaz de acrescentar camadas de sentido e sentimento às reflexões que foram objeto de análise. A questão que norteou a pesquisa foi a seguinte: Quais são as percepções de professores iniciantes de Língua Portuguesa sobre os sentidos e significados de sua formação inicial, em relação aos principais desafios da prática docente, em uma direção emancipatória? Os resultados obtidos indicam: não obstante os avanços teórico-práticos e político-pedagógicos na formação inicial de professores, a discussão e análise crítica sobre a concretude das práticas e das rotinas escolares ainda são insuficientemente realizadas ao longo da graduação; é preciso ressignificar os estágios, desburocratizando-os e articulando-os à lógica da pesquisa; e a formação na e para a autonomia dos professores implica recusar métodos e bases curriculares que reduzem a formação à lógica instrumental.

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Biografia do Autor

Alexandre Saul, Universidade Católica de Santos

Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Católica de Santos (UniSantos), Coordenador da Cátedra Paulo Freire da UniSantos. Integrante da diretoria da Associação Brasileira de Currículo (2023-2025) e vice-coordenador do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação - Região Sudeste (Forpred SE).

Thais Morgado dos Santos Carvalho, Universidade Católica de Santos

Coordenadora Pedagógica do Colégio Liceu Santista - Anos Finais do Ensino Fundamental, Doutoranda em Educação da Universidade Católica de Santos.

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Publicado

2025-06-10

Como Citar

SAUL, Alexandre; CARVALHO, Thais Morgado dos Santos. Cartas reflexivas de professores iniciantes . Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e18858, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18858. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18858. Acesso em: 25 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Professores(as) iniciantes: políticas, experiências e narrativas em múltiplos contextos

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