Educação infantil pós-BNCC e a produção do neossujeito docente em documentos curriculares municipais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p33-57

Palavras-chave:

Educação Infantil, Currículo, Docência, Políticas curriculares

Resumo

A partir dos estudos de currículo e dos estudos de Michel Foucault, o artigo objetiva analisar a produção discursiva sobre a docência veiculada em documentos curriculares de Educação Infantil das cidades de Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Florianópolis, os quais foram elaborados após a homologação da BNCC (MEC, 2017). Mediante a análise do discurso, são evidenciadas táticas discursivas presentes nos textos que, ao instituírem práticas pautadas por uma racionalidade neoliberal, operam na constituição do neossujeito docente. Com base nas análises, é possível inferir que os documentos curriculares ratificam as orientações constantes na Base, prescrevem modos de atuação profissional e secundarizam a autoria docente.

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Biografia do Autor

Rodrigo Saballa de Carvalho

Pós-Doutor em Educação (UFPEL), Doutor em Educação (UFRGS), Mestre em Educação (UFRGS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU/UFRGS na Linha de Pesquisa Estudos sobre Infâncias. Professor da área de Educação Infantil do Departamento de Estudos Especializados (DEE) da Faculdade de Educação da UFRGS.  Líder do Grupo de Pesquisas CLIQUE - Grupo de Pesquisas em Linguagens, currículo e cotidiano de bebês e crianças pequenas - CNPQ/UFRGS.

Gertrudes Angélica Vargas Bernardo, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação (UFRGS), Doutoranda em Educação (PPGEdu/UFRGS) na Linha de Pesquisa Estudos sobre Infâncias, Bacharel em Psicologia e Licenciada em Pedagogia. Membro do CLIQUE -  Grupo de Pesquisas em Linguagens, currículo e cotidiano de bebês e crianças pequenas - CNPQ-UFRGS.

Amanda de Oliveira Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Licenciada em Pedagogia (UFRGS), Mestranda em Educação na Linha de Pesquisa Estudos sobre Infâncias no PPGEdu/UFRGS. Membro do CLIQUE - Grupo de Pesquisas em Linguagens, currículo e cotidiano de bebês e crianças pequenas - CNPQ/UFRGS.

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

CARVALHO, Rodrigo Saballa de; BERNARDO, Gertrudes Angélica Vargas; LOPES, Amanda de Oliveira. Educação infantil pós-BNCC e a produção do neossujeito docente em documentos curriculares municipais. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 33, p. 33–57, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n33p33-57. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12639. Acesso em: 10 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação Infantil e currículo(s):culturas, docência e formação em debate

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