A participação dos pais no cotidiano dos cursos integrados do IFSC sob a ótica da coordenadoria pedagógica

Autores

  • Vitor Gomes da Silva IFSudesteMG
  • Roberta Pasqualli Instituto Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp621-637

Palavras-chave:

Ensino Integrado, Gestão Participativa, Participação dos pais, Escola Democrática

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo compreender, sob a ótica das coordenadorias pedagógicas, como se dá a relação entre os pais dos estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) com a instituição de ensino em que seus filhos estudam. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e dialética que fez uso de referencial bibliográfico e levantamento de dados por meio de questionário aplicado com 12 servidores públicos lotados em coordenadorias pedagógicas em três das seis regiões geográficas de abrangência do IFSC em Santa Catarina. Os resultados demonstram que a execução da parceria entre a instituição de ensino e a família não pode depender apenas de um dos lados.

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Biografia do Autor

Vitor Gomes da Silva, IFSudesteMG

Professor do IFSudesteMG. Doutor em Ciência da Religião

Roberta Pasqualli, Instituto Federal de Santa Catarina

Docente do IFSC. Doutora em Educação.

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Publicado

2022-06-10

Como Citar

SILVA, Vitor Gomes da; PASQUALLI, Roberta. A participação dos pais no cotidiano dos cursos integrados do IFSC sob a ótica da coordenadoria pedagógica. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 621–637, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14nEspp621-637. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13415. Acesso em: 30 maio. 2024.

Edição

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