Entre o “dito” e o “não-dito”

uma análise crítica da BNCC e do RCA para a educação infantil na rede de educação do Amazonas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp26-43

Palavras-chave:

Educação Infantil, BNCC, RCA, Discursos “ditos” e “não-ditos”

Resumo

O texto faz uma reflexão acerca da Base Nacional Comum Curricular-BNCC e do Referencial Curricular Amazonense-RCA para a Educação Infantil, transitando entre o “dito” e o “não-dito”, o que contribuiu para desvelar e revelar algumas maquinações que estão presente no conteúdo dos documentos, mas que de forma sutil, são mascaradas por um texto romântico e homogeneizador. Nas “escavações” que fomos fazendo ao longo das leituras, do acompanhamento do percurso de elaboração do RCA e das etapas de implementação da BNCC na rede de Educação do Amazonas, estabelecemos um processo de análise crítica, que nos permitiu evidenciar discursos e estratégias que acabam por normatizar as práticas docentes e, de certa forma, padronizar as ações destinadas às crianças nos espaços de Educação Infantil.

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Biografia do Autor

Roberto Sanches Mubarac Sobrinho, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Professor Associado da Universidade do Estado do Amazonas. Mestre e Doutor em Educação, com aprofundamento de estudos em Sociologia da Infância. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação da UEA. Grupo de Pesquisa, Infância e Educação no Contexto Amazônico. rsobrinho@uea.edu.br  https://orcid.org/0000-0003-4893-0883

Célia Aparecida Bettiol, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Professora Adjunta da Universidade do Estado do Amazonas. Mestra e Doutoranda em Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UEA. Coordenadora do Curso de Pedagogia Intercultural Indígena. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Escolar Indígena e Etnografia. celiabbettiol@gmail.com  https://orcid.org/0000-0002-0313-494X

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Publicado

2022-06-10

Como Citar

MUBARAC SOBRINHO, Roberto Sanches; BETTIOL, Célia Aparecida. Entre o “dito” e o “não-dito”: uma análise crítica da BNCC e do RCA para a educação infantil na rede de educação do Amazonas. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 26–43, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14nEspp26-43. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12659. Acesso em: 5 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação Infantil e currículo(s):culturas, docência e formação em debate

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