ALGUNS APONTAMENTOS: A QUEM INTERESSA A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL?

Anete Abramowicz, Ana Cristina J. Cruz, Andrea Braga Moruzzi

Resumo


Neste artigo discutimos as propostas da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil questionando quais os significados, forças políticas, sociais e econômicas desta proposta. Isto será feito à luz dos estudos contemporâneos da infância visando analisar a normatização curricular que ao definir certa metodologia acerca do trato com as diferenças as emoldura como celebração da diversidade na direção de um modelo que busca conciliar dissensos excluindo as diferenças. Ou seja, temos por hipótese de que tal proposta se insere no âmbito das políticas neoliberais de elogio a diversidade e da lógica privatista de educação de construir estratégias nas quais as diferenças não façam nenhuma diferença, ao mesmo tempo em que as disputas e concepções fiquem circunscritas ao currículo.


Palavras-chave


Educação Infantil; Base Nacional Comum Curricular; diferenças

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DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2016v8n16p46



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Prefixo: 10.28998/2175-6600

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De 2009 a 2016, a periodicidade da Revista Debates em Educação era semestral. A partir de 2017, a revista se tornou quadrimestral, de acordo com as datas abaixo:

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. Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal (Latindex);

. Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (CLASE);

. Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras (Diadorim);

. Directory of Open Access Journals (DOAJ);

Indice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa (IRESIE);

European Reference Index for the Humanities (ERIH);

. Google Scholar;

. Clasificación Integrada de Revistas Científicas (CIRC);

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