Apresentação

Políticas educacionais na América Latina: retrocessos e perspectivas

Autores

  • Márcia Cossetin Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
  • Juliana Fatima Serraglio Pasini Universidade Federal de Santa Catarina (CA/UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe17036

Palavras-chave:

Política Educacional, Educação na América Latina, Direito à Educação

Resumo

O Dossiê intitulado “Políticas Educacionais na América Latina: Retrocessos e Perspectivas” representa um esforço coletivo de pesquisadores nacionais e internacionais para contribuir com a compreensão do fenômeno das políticas educacionais na América Latina. É fruto de trabalhos conjuntos que vem sendo realizados por esses pesquisadores em que se demarca, sobretudo, a realização do I Congresso Internacional de Estudos sobre Políticas Educacionais que teve como temática central as “Políticas Educacionais na América Latina: Retrocessos e Perspectivas”, e ocorreu em maio de 2023, na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) em Foz do Iguaçu, no estado do Paraná/Brasil. O Dossiê, composto por 13 artigos, abrange diferentes enfoques, etapas e modalidades educacionais no que se refere ao estudo das políticas educacionais no contexto latino-americano. O fio condutor das discussões e análises apresentadas nos artigos centrou-se no objetivo de compreender como tem se organizado as políticas educacionais em uma configuração econômica, política, ideológica e social conturbada e impactada por forças contraditórias que atuam na constituição educacional dos povos latino-americanos, delimitando tensões, resistências, convergências e perspectivas. Nesse sentido, espera-se fortalecer os estudos na área, bem como, publicizar elementos que possam impactar na constituição das políticas educacionais tendo como perspectiva a busca pela Educação como direito humano fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BORDOLI, Eloísa; MARTINIS, Pablo. Impulso y freno em produción del derecho a la educación em la enseñanza básica. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad de la República Urugay, 2023.

GENTILI, Pablo. Desencanto y utopía la educación en el laberinto de los nuevos tempos Rosario: Homo Sapiens Ediciones, 2007.

KRAWCZYK, Nora; VIEIRA, Vera Lúcia. Uma perspectiva sociológica da reforma educacional na América Latina: Argentina, Brasil. Chile, e México nos anos de 1990. Brasília: Livro Liber, 2012.

Downloads

Publicado

2023-12-20

Como Citar

COSSETIN, Márcia; PASINI, Juliana Fatima Serraglio. Apresentação: Políticas educacionais na América Latina: retrocessos e perspectivas. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e17036, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe17036. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17036. Acesso em: 12 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas Educacionais na América Latina: retrocessos e perspectivas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.