Violência simbólica

a visão sobre gênero e identidade sexual em um Instituto Federal de Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15195

Palavras-chave:

Violência, Bullying, Gênero, Sexualidade, Pessoal da educação

Resumo

Objetivou-se compreender como as práticas de violência simbólica nomeadas de bullying, de conteúdo sexista e homofóbico, são reproduzidas no contexto educacional, a partir da visão de servidores do Instituto Federal de Alagoas. As informações foram produzidas com uso de Grupo Focal, participação de nove servidores/as efetivos/as e realizada Análise Temática Reflexiva. Identificou-se os eixos temáticos: objetificação e sexualização das mulheres; e identidade sexual e as estratégias de normatização. Considerou-se que o bullying, operado como violência simbólica, apresenta um caráter de sociabilidade concebida, que propaga, vigia e regula o poder simbólico dominante dos ideais de masculinidade e feminilidade.

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Publicado

2024-01-30

Como Citar

CAVALCANTE, Evelyn Correia de Oliveira; SILVA, Luciano Bairros da; FERREIRA, Sonia Maria Soares; ÍÑIGUEZ-RUEDA, Lupicinio. Violência simbólica: a visão sobre gênero e identidade sexual em um Instituto Federal de Educação. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e15195, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15195. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15195. Acesso em: 25 jun. 2024.

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