Estratégias de cocriação para um planejamento pertinente na Educação Básica

Autores

  • Marlene Zwierewicz Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) http://orcid.org/0000-0002-5840-1136
  • Andressa de Fatima Rodrigues dos Santos Lima Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)
  • Lilian Patricia Vetterlein Weiss Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)
  • Verónica Violant Holz Universidade de Barcelona (UB)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15954

Palavras-chave:

Educação Básica, Planejamento pertinente, Mestrado Profissional, Transdisciplinaridade, Ecoformação

Resumo

Este estudo tem como objetivo mapear estratégias de cocriação de planejamentos pertinentes na Educação Básica identificadas em pesquisas vinculadas a um mestrado profissional. Para a análise de 18 dissertações, cuja condição convergente é o uso da metodologia dos Projetos Criativos Ecoformadores (PCE), optou-se pela pesquisa bibliográfica e pela abordagem qualitativa. Nos resultados, identificaram-se como exemplos de estratégias: a vinculação do planejamento às realidades local e global; a participação da comunidade externa na elaboração e no desenvolvimento do planejamento; e a formação docente como um movimento de reflexão e de cocriação de um planejamento polinizador.

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Biografia do Autor

Marlene Zwierewicz, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2013) e Doutora em Educação pela Universidade de Jaén - UJA - Espanha (2012), Mestra em Educação pela Universidade do Contestado - UnC (2002), Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (1990). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Básica - PPGEB/UNIARP (Mestrado e Doutorado). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Complexidade, Ecoformação e Transdisciplinaridade - GCET (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/482957) - Linha de Pesquisa Cultura, Ensino, Saúde e Formação Docente. É membro colaboradora do Grupo de Investigación y Desarrollo Educativo de la Orientación - IDEO da Universidad de Jaén - UJA, Espanha (http://www.ujaen.es/investiga/ideo/). Participante do corpo docente responsável pelo projeto de implantação do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Básica - PPGEB a UNIARP. Coordenadora - com Saturnino de la Torre - da Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC (https://www.escuelascreativas.es/). Responsável com Saturnino de la Torre (Universidade de Barcelona - UB) pela criação da metodologia dos Projetos Criativos Ecoformadores - PCE. Em 2019, recebeu na Espanha o prêmio 'Docente Ecoformadora Creativa' pelo compromisso com uma educação transformadora. Atuou como Reitora Interina (07-12/2012) e Pró-Reitora de Ensino de Graduação (2010-2012) e (2015-2016) no UNIBAVE. Suas pesquisas, produções técnica e tecnológica estão focadas na formação docente, planejamento educacional e metodologias transdisciplinares e ecoformadoras.

Andressa de Fatima Rodrigues dos Santos Lima, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Andressa de Fatima Rodrigues dos Santos Lima

Titulação: Mestrado Profissional em Educação Básica em andamento.

Especialização em Pós-Graduação em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 

E-mail: andressa.santos@cacador.edu.sc.gov.br

ORCID: https://orcid.org/my-orcid?orcid=0000-0003-3443-9989

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3976991926738267

Filiação institucional: Professora da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Caçador, Santa Catarina

Lilian Patricia Vetterlein Weiss, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Lilian Patricia Vetterlein Weiss

Titulação: Mestrado Profissional em Educação Básica em andamento.
Especialização em Gerenciamento do Ambiente Escolar: Supervisão e Orientação

E-mail: lilianpvweiss@yahoo.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6590-3548

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9488886806300202

Filiação institucional: Professora da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de União da Vitória, Paraná

Verónica Violant Holz , Universidade de Barcelona (UB)

Doutorado em Psicologia pela Universitat Ramon Llull (2001). Professora titular da Universitat de Barcelona 0 UB, Espanha. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na interdependência entre educação e saúde.  

E-mail: vviolant@ub.edu

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2464-6845

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9184353476452366

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Publicado

2024-02-08

Como Citar

ZWIEREWICZ, Marlene; LIMA, Andressa de Fatima Rodrigues dos Santos; WEISS, Lilian Patricia Vetterlein; HOLZ , Verónica Violant. Estratégias de cocriação para um planejamento pertinente na Educação Básica. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e15954, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15954. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15954. Acesso em: 5 dez. 2024.

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