Um salto de qualidade na pedagogia brasileira

40 anos de Escola e democracia

Autores

  • Frederico Jorge Ferreira Costa Universidade Estadual do Ceará
  • Karla Raphaella Costa Pereira Universidade Federal rural do Semi-árido

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17566

Palavras-chave:

Pedagogia histórico-crítica, Escola e democracia, Materialismo histórico, Marxismo

Resumo

O presente artigo objetiva discutir a importância da obra Escola e democracia de Dermeval Saviani para o contexto histórico em que foi produzida, bem como argumenta sua relevância para a construção de uma pedagogia marxista, no Brasil. Mais que uma revisão bibliográfica, este texto procura sintetizar as contribuições de diversos autores do marxismo para debater as questões específicas da educação, superando outras perspectivas que negam a pedagogia histórico-crítica como alternativa às teorias educativas neoliberais. Situa, assim, a pedagogia histórico-crítica e sua obra seminal, Escola e democracia, no contexto da história do pensamento revolucionário marxista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ENGELS, Friedrich. Ludwig Feuerbach e o fim da filosofia clássica alemã. São Paulo: Boitempo, 2024.

LÖWY, Michael. As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Muchhausen: marxismo e positivismo na sociologia do conhecimento. 2 ed. São Paulo: Busca Vida, 1987.

MANDEL, Ernest. Introdução ao marxismo. 2 ed. Lisboa: Edições Antídoto, 1978.

MANDEL, Ernest. Marxismo: uma introdução. Usina Editorial, 2023.

MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. Manifesto comunista. São Paulo: Boitempo, 2010.

MUSTO, Marcello. Karl Marx: biografia intelectual e política (1857-1883). São Paulo: Expressão Popular, 2023.

SAAD FILHO, Alfredo. A era das crises: neoliberalismo, o colapso da democracia e a pandemia. São Paulo: Editora Contracorrente, 2023.

SAES, Décio. República do capital: capitalismo e processo político no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2023.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. Edição comemorativa. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. Campinas: Autores Associados, 2008a.

SNYDERS, Georges. Escola, classe e luta de classes. São Paulo: Centauro, 2005.

SNYDERS, Georges. Para onde vão as pedagogias não-diretivas? São Paulo: Centauro, 2001.

Downloads

Publicado

2024-05-29

Como Citar

COSTA, Frederico Jorge Ferreira; PEREIRA, Karla Raphaella Costa. Um salto de qualidade na pedagogia brasileira: 40 anos de Escola e democracia. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17566, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17566. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17566. Acesso em: 6 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: 40º aniversário do livro Escola e Democracia: contribuição e novos desafios

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.