O Livro Escola e Democracia, Quadragésimo Ano

Autores

  • Dermeval Saviani Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17571

Palavras-chave:

Escola e Democracia, Curvatura da Vara, Pedagogia Revolucionária, Pedagogia Histórico-Crítica

Resumo

Considerando que o foco está posto nos 40 anos do livro Escola e democracia chamando a atenção, portanto, para 1983, o ano de seu lançamento, o artigo se inicia num tom coloquial, expondo o modo como surgiu a temática do livro. Na sequência expõe-se a contribuição histórica e novos desafios momento em que se busca responder à questão: em que medida é possível uma educação revolucionária, a partir da qual se dá uma indicação sobre a contribuição histórica resultante da polêmica aberta pelo livro, concluindo com a consideração sobre os novos desafios. O artigo se compõe, portanto, pelos seguintes tópicos: 1. Introdução.  Lançando mão da “teoria da curvatura da vara” no qual se esclarece sobre o contexto em que surgiu a temática do livro e como o mesmo foi composto indicando-se a origem dos quatro capítulos que o constituem; 1. É possível uma pedagogia revolucionária? em que se discute se e em quais condições se pode atribuir à pedagogia o atributo de revolucionária; 2.A contribuição histórica do livro Escola e democracia,momento em que se mostra que a principal contribuição do livro foi abrir caminho para a elaboração de uma teoria da educação crítica emancipatória fundada no materialismo histórico-dialético que, a partir do ano seguinte (1984), recebeu a denominação de pedagogia histórico-crítica; 3.Desafios atuais, em que se examinam as condições decorrentes da crise estrutural da forma social vigente, cujas determinações impõem desafios que a pedagogia histórico-crítica necessita explicitar e enfrentar; Conclusão: desafios do campo educativo. Indicados os desafios de ordem geral, abordam-se, à guisa de conclusão, os desafios que a perspectiva aberta pelo livro Escola e democracia, representada pela pedagogia histórico-crítica, necessita enfrentar no campo específico da educação.

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Biografia do Autor

Dermeval Saviani, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Uruguaio naturalizado brasileiro. Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba e membro do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFPB) e do Mestrado Profissional Gestão em Organizações Aprendentes (MPGOA/UFPB). Possui Mestrado em Educação Motora (1995) e Doutorado em Educação pela UNICAMP (2002). Pós-doutorado no Departamento de Sociologia e Comunicação da Universidade de Salamanca, Espanha (2009-2010). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas “Educação, Políticas Públicas e Mundo do Trabalho” – Membro do HISTEDBR Nacional (EPPMT/HISTEDBR), cadastrado no CNPq. Foi Pesquisador Visitante no Departamento de Sociologia e Comunicação da Universidad de Salamanca, Espanha, nos anos 1999, 2000 e 2001. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Organização do Trabalho Pedagógico em Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, Gestão Escolar Democrática, e História da Educação.

Referências

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SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica, 19ª ed. Campinas, Autores Associados, 2013.

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Publicado

2024-05-29

Como Citar

SAVIANI, Dermeval. O Livro Escola e Democracia, Quadragésimo Ano. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17571, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17571. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17571. Acesso em: 21 jun. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: 40º aniversário do livro Escola e Democracia: contribuição e novos desafios

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