A concepção histórico-crítica de currículo

entrevista com Dermeval Saviani

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17823

Palavras-chave:

Pedagogia histórico-crítica, Concepção curricular, Educação escolar

Resumo

Com o intuito de ampliar as possibilidades de entendimento acerca da concepção histórico-crítica de currículo, entrevistamos Dermeval Saviani, professor emérito da Universidade Estadual de Campinas. A versão atual da entrevista, realizada no dia 09 de junho de 2014 em virtude dos estudos de doutoramento de Gama (2015), foi revisada e atualizada pelo entrevistado, tendo sido concluída em dezembro de 2022.

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Biografia do Autor

Carolina Nozella Gama, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2008), Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2012) e Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2015). Integrou a equipe executora e de pesquisa do curso de Licenciatura em Educação do Campo realizado na UFBA de 2009 a 2013. Foi coordenadora pedagógica do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da Universidade Federal de Alagoas de 2013 a 2015. Atualmente é professora do Centro de Educação na Universidade Federal de Alagoas e pesquisadora do grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer - LEPEL. Autora dos artigos A concepção de formação de professores presente nas teses sobre o currículo de pedagogia no Brasil: uma análise crítica (2014) na Revista Histedbr on-line; A produção de Dermeval Saviani: primeiras aproximações aos artigos que tratam da teoria pedagógica (2015) na Revista Germinal: marxismo e educação em debate (2015) e A contribuição de Dermeval Saviani no campo da filosofia da educação: reflexões acerca do currículo (2016) na Revista Filosofia e Educação, juntamente com Cláudio de Lira Santos Júnior. Seus estudos enfocam o currículo, o trabalho pedagógico, a produção do conhecimento e formação de professores nas perspectivas da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural. Tem experiência na área de Educação, com ênfase, no Trabalho pedagógico, Formação de Professores, Gestão escolar na Educação Infantil.

Referências

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Publicado

2024-10-04

Como Citar

GAMA, Carolina Nozella; SANTOS JÚNIOR, Cláudio de Lira. A concepção histórico-crítica de currículo: entrevista com Dermeval Saviani . Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17823, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17823. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17823. Acesso em: 12 dez. 2024.

Edição

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