As condições do trabalho docente no contexto de disputas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17877

Palavras-chave:

Trabalho docente, precarização., Escola Pública, Pandemia

Resumo

Os dilemas da profissão docente, resultantes da complexa arena social, geram a precarização do trabalho e dificultam as múltiplas ações que são exigidas pela função. O objetivo da pesquisa foi analisar as condições do trabalho docente em tempos de pandemia na rede pública municipal de educação de Maceió, Alagoas, Brasil. A metodologia esteve pautada na abordagem qualitativa e, como técnica, a pesquisa exploratória. Como coleta de dados, utilizou-se o questionário, via Google Forms, com os professores da rede pública municipal de Maceió. Os principais resultados apontaram que os profissionais estiveram inseridos em um contexto de intensificação do trabalho e suas atividades foram permeadas por problemáticas educacionais, em decorrência da falta de estruturas tecnológicas para o desenvolvimento das práticas educativas, bem como resultado das desigualdades sociais.

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Biografia do Autor

Givanildo da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação. Professor do Centro da Educação da Universidade Federal de Alagoas.

Eva Pauliana da Silva Gomes, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação.

Vânia Silva de Oliveira Cordeiro, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda em Educação pelo PPGE/UFAL.

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Publicado

2024-08-30

Como Citar

SILVA, Givanildo da; GOMES, Eva Pauliana da Silva; CORDEIRO, Vânia Silva de Oliveira. As condições do trabalho docente no contexto de disputas. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17877, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17877. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17877. Acesso em: 11 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: As políticas educacionais na América Latina e as disputas pelo direito à educação

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