A ELEIÇÃO DE DIRETORES NA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE ALAGOAS: UMA ANÁLISE SOBRE AS PROPOSTAS DA EQUIPE GESTORA

Autores

  • Givanildo da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Eva Pauliana da Silva Gomes Universidade Federal de Alagoas
  • Inalda Maria dos Santos Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2016v8n15p126

Palavras-chave:

Eleição de diretores. Gestão escolar. Proposta da equipe gestora. Participação.

Resumo

O presente trabalho objetiva analisar a proposta de ações de uma equipe gestora da rede estadual de uma escola pública localizada no município de Rio Largo no pleito eleitoral de 2013, tendo como objetivos específicos perceber a visão da equipe gestora sobre a gestão escolar e refletir acerca das ações planejadas pela equipe nos eixos educacional, pedagógico e relacional. A metodologia desenvolvida foi a abordagem qualitativa, tendo a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental como instrumentos para análise e reflexão. Os principais estudiosos que contribuíram para as reflexões foram: Abranches (2006); Paro (2001); Libâneo (2004); Spósito (2005); Scheneckenberg (2009), entre outros. Como resultados da pesquisa, apontam-se: a) a concepção de educação/gestão apresentada pela equipe gestora refere-se a acolher bem e construir um espaço prazeroso e dinâmico; b) no âmbito da teoria as candidatas pensam em fortalecer a gestão democrática por meio da participação da comunidade, dos pais e do conselho escolar; c) as candidatas apresentam como práticas de melhorias a parceria defendida pela política neoliberal, com ênfase na prática do voluntariado; d) é necessário refletir sobre a formação continuada para professores, profissionais da educação e conselheiros no âmbito da escola.

Biografia do Autor

Givanildo da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutorando em Educação PPGE - UFPB. Mestre em Educação PPGE - UFAL. Pedagago  - UFAL Membro do grupo de pesquisa Gestão e Avaliação Educcacional (GAE - UFAL - CNP/q).

Eva Pauliana da Silva Gomes, Universidade Federal de Alagoas

Mestra em Educação vinculada ao Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL); integrante do grupo de pesquisa Gestão e Avaliação Educacional (GAE) CNPq/UFAL.

Inalda Maria dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Professora Doutora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), vinculada ao Centro de Educação (CEDU) e ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE). Líder do grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional (GAE/UFAL/CNPq).

Downloads

Publicado

22/08/2016

Como Citar

SILVA, G. da; GOMES, E. P. da S.; SANTOS, I. M. dos. A ELEIÇÃO DE DIRETORES NA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE ALAGOAS: UMA ANÁLISE SOBRE AS PROPOSTAS DA EQUIPE GESTORA. Debates em Educação, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 126, 2016. DOI: 10.28998/2175-6600.2016v8n15p126. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2112. Acesso em: 26 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>