Acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência na avaliação institucional do Ensino Superior

pesquisa documental

Autores

  • Adriana Martins de Oliveira Universidade Federal de São Paulo
  • Andrea Perosa Saigh Jurdi Universidade Federal de São Paulo
  • Maria da Conceição dos Santos Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16830

Palavras-chave:

Avaliação institucional, acessibilidade, Ensino Superior, Pessoa com deficiência

Resumo

Institucional nas Instituições de Ensino Superior (IES) é obrigatória no Brasil desde 2004, e se constitui como um instrumento fundamental de diagnóstico das instituições. Este artigo visa identificar se a acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência constam como categoria de avaliação institucional nos relatórios elaborados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de IES do Estado de São Paulo. Para tal, são apresentados conceitos e fundamentos relacionados ao processo de avaliação institucional e à acessibilidade no contexto acadêmico, destacando sua importância para garantir a inclusão e a igualdade de oportunidades no ambiente universitário. Além disso, são discutidos os mecanismos de avaliação utilizados pela CPA, enfatizando a necessidade de considerar a acessibilidade como um critério fundamental para a qualidade do ensino superior. Como recurso metodológico foi utilizado a pesquisa documental de natureza qualitativa. Os resultados apontam que a maioria das instituições analisadas não adotam a acessibilidade como categoria para avaliação e não avaliam diretamente a inclusão da pessoa com deficiência. A acessibilidade majoritariamente se resume à infraestrutura. Por fim, são apresentadas recomendações e sugestões para promover a implementação efetiva de políticas de acessibilidade nas IES, visando a melhoria contínua e o cumprimento das diretrizes legais vigentes.

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Biografia do Autor

Adriana Martins de Oliveira, Universidade Federal de São Paulo

Doutoranda do Programa de Pós graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde, Universidade Federal de São Paulo e Psicóloga no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

Andrea Perosa Saigh Jurdi, Universidade Federal de São Paulo

Professora associada do Departamento Saúde, Educação e Sociedade e do curso de Terapia ocupacional do Instituto Saúde e Sociedade, campus Baixada Santista, Universidade Federal de São Paulo.

Maria da Conceição dos Santos, Universidade Federal de São Paulo

Professora Adjunta do Departamento Ciências do Movimento Humano,  curso de Terapia ocupacional do Instituto Saúde e Sociedade, campus Baixada Santista,Universidade Federal de São Paulo.

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Publicado

2024-03-15

Como Citar

OLIVEIRA, Adriana Martins de; JURDI, Andrea Perosa Saigh; SANTOS, Maria da Conceição dos. Acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência na avaliação institucional do Ensino Superior: pesquisa documental. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e16830, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16830. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16830. Acesso em: 13 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Avaliação na e da Educação Superior: tópicos sobre inclusão e acessibilidade

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