A Licenciatura em Química como espelhamento do Bacharelado e a desprofissionalização docente em pauta: um olhar sobre pesquisas de Pós-graduação através do estado da questão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p438-454

Palavras-chave:

Estado da Questão, Formação docente, Professores de Química.

Resumo

Neste estudo buscou-se investigar como os cursos de licenciatura em Química têm se apresentado atualmente em meio às discussões sobre profissionalização docente em pesquisas de mestrado e doutorado. Para o mapeamento das pesquisas, utilizou-se do Estado da Questão enquanto abordagem metodológica, sendo as buscas realizadas no portal da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações entre o período de 1995 a 2018. Esta abordagem permitiu identificar poucas produções sobre a temática, indicando que o referido curso, embora venha passando por mudanças, ainda se revela como um espelho do bacharelado, dificultando pensar a licenciatura com uma identidade profissional própria que tenha a docência como eixo fundante.

Biografia do Autor

Wanderson Diogo Andrade da Silva, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Professor de Prática de Ensino da Universidade Regional do Cariri (URCA), lotado no Departamento de Química Biológica. Mestre em Educação Brasileira (UFC), especialista em Orientação e Mobilidade (IFCE) e em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (UFC), licenciado em Química (IFCE). 

Claudia Christina Bravo e Sá Carneiro, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Química Industrial e Engenheira Química, mestra em Química Inorgânica e doutora em Educação Brasileira – todos pela UFC. Possui pós-doutorado em Educação (UnB), atuando como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da UFC na linha de Educação, Currículo e Ensino (LECE), liderando o Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências (GEPENCI/UFC).

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Publicado

18/08/2020

Como Citar

SILVA, W. D. A. da; CARNEIRO, C. C. B. e S. A Licenciatura em Química como espelhamento do Bacharelado e a desprofissionalização docente em pauta: um olhar sobre pesquisas de Pós-graduação através do estado da questão. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 438–454, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p438-454. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9354. Acesso em: 3 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos