Iniciação à carreira docente
desafios e aprendizagens do ser professora
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe19002Palavras-chave:
Formação docente, Docência, AprendizagemResumo
Este estudo objetiva identificar como ocorreu o processo de iniciação à carreira docente dos sujeitos da pesquisa, evidenciando os desafios e as aprendizagens da docência. Na metodologia, utiliza-se a perspectiva Etnometodológica compreendida como a Teoria do Social que faz uso dos etnométodos, que são procedimentos construídos pelo sujeito social no seu cotidiano, e como dispositivo de pesquisa, a Entrevista Narrativa e o procedimento da Observação Participante. Os dados revelaram que há duas fases durante os primeiros anos de carreira – a exploração e a estabilização – vividas pelo iniciante no período correspondente a um até seis anos de atividades profissionais. Na primeira fase de exploração, que corresponde a um a três anos de carreira, as professoras iniciantes vivenciaram inúmeros desafios e choque de realidade. Na segunda fase de estabilização, que abrange de quatro a seis anos de carreira, as professoras iniciantes destacaram crescente autonomia profissional e aprendizagem com a docência. Portanto, durante o processo de iniciação à carreira, são necessárias ações que visem recepcionar os novos professores, como: volume de trabalho que não consuma todas as energias do professor; apoio da gestão, da coordenação pedagógica e dos professores experientes e compromisso definitivo por parte da instituição.
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