Iniciação à carreira docente

desafios e aprendizagens do ser professora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe19002

Palavras-chave:

Formação docente, Docência, Aprendizagem

Resumo

Este estudo objetiva identificar como ocorreu o processo de iniciação à carreira docente dos sujeitos da pesquisa, evidenciando os desafios e as aprendizagens da docência. Na metodologia, utiliza-se a perspectiva Etnometodológica compreendida como a Teoria do Social que faz uso dos etnométodos, que são procedimentos construídos pelo sujeito social no seu cotidiano, e como dispositivo de pesquisa, a Entrevista Narrativa e o procedimento da Observação Participante. Os dados revelaram que há duas fases durante os primeiros anos de carreira – a exploração e a estabilização – vividas pelo iniciante no período correspondente a um até seis anos de atividades profissionais. Na primeira fase de exploração, que corresponde a um a três anos de carreira, as professoras iniciantes vivenciaram inúmeros desafios e choque de realidade. Na segunda fase de estabilização, que abrange de quatro a seis anos de carreira, as professoras iniciantes destacaram crescente autonomia profissional e aprendizagem com a docência. Portanto, durante o processo de iniciação à carreira, são necessárias ações que visem recepcionar os novos professores, como: volume de trabalho que não consuma todas as energias do professor; apoio da gestão, da coordenação pedagógica e dos professores experientes e compromisso definitivo por parte da instituição.

 

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Biografia do Autor

Adriana Lima Monteiro Cunha, Universidade Federal do Piauí

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (2012), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2015) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2020). Professora Adjunta da Universidade Federal do Piauí no Curso de Licenciatura em Educação do Campo - Campus Professora Cinobelina Elvas (Bom Jesus-PI).

Neide Cavalcante Guedes, Universidade Federal do Piauí

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1982), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2002), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006) e Pós-Doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017). 

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Publicado

2025-06-10

Como Citar

CUNHA, Adriana Lima Monteiro; GUEDES, Neide Cavalcante. Iniciação à carreira docente: desafios e aprendizagens do ser professora . Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e19002, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe19002. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/19002. Acesso em: 24 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Professores(as) iniciantes: políticas, experiências e narrativas em múltiplos contextos

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