Precarização do trabalho alienado

reflexo da mutação dos aparelhos produtivos no sistema educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18922

Palavras-chave:

Precarização do trabalho., Trabalho docente., Sistema educacional.

Resumo

Este artigo reflete sobre as transformações nos aparelhos produtivos capitalistas e como elas afetam a educação superior, especialmente em relação ao mercado de trabalho no sistema capitalista. Utilizando pesquisa bibliográfica e revisão de literatura, o texto analisa a modernização das indústrias capitalistas por meio das teorias administrativas e explora o contraste entre as necessidades dos trabalhadores e dos proprietários dos meios de produção. Examina também como os trabalhadores incorporaram consciência e uma dimensão intelectual ao trabalho, transformando o ambiente e contribuindo para o desenvolvimento social, e como o capitalismo exacerbou a precarização do trabalho industrial e educacional. Ao adotar um modelo racional de ensino, o sistema educacional reflete os impactos profundos na profissão docente. Os resultados indicam que as estruturas do sistema capitalista se adaptam por meio de crises cíclicas para sustentar a acumulação de capital e fortalecer os proprietários dos meios de produção, o que inclui a alienação do trabalho docente e a incorporação de tecnologias digitais avançadas no setor educacional.

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Publicado

2025-05-28

Como Citar

BARROS, Rafael André de; PRADO, Edna Cristina do. Precarização do trabalho alienado: reflexo da mutação dos aparelhos produtivos no sistema educacional. Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e18922, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18922. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18922. Acesso em: 24 jun. 2025.

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