Memórias da inserção

narrativas de professoras experientes em turmas de alfabetização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18925

Palavras-chave:

Professor iniciante, Professor experiente, Narrativa, Inserção profissional na Alfabetização

Resumo

O presente trabalho decorre de um recorte de uma pesquisa que teve por objetivo analisar as aproximações e distanciamentos que se expressam em tempos diferentes de inserção profissional docente, no ensino da alfabetização, a partir de memórias de professores experientes. Metodologicamente, considerou o caminho de entrevistaconversa de Bragança (2018), com suporte de eixos temáticos disparadores que favoreceram a construção de narrativas. Participaram da pesquisa quatro professores com 10, 13, 15 e 25 anos de atuação no magistério em turmas de alfabetização. Os achados apontam para tensões no período de inserção profissional tais como: questões comunitárias e estruturais, tipo de abordagem de alfabetização e turmas multietárias; e, no tocante às estratégias mobilizadas pelas professoras, foi possível identificar a potência da troca entre pares, especialização e registro de suas práticas para o enfrentamento das tensões que permeiam o início na profissão.

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Biografia do Autor

Gabriel Murillo Rocha da Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor dos anos iniciais do ensino fundamental, possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019). Mestre em educação pela Universidade Federal no Rio de Janeiro (UFRJ) pela linha de pesquisa: formação de professores, Linguagens e Subjetividade (2024). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Grandes áreas: outros, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação, alfabetização, narrativas e formação de professores - iniciação à docência. 

Giseli Barreto da Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutora em Educação. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFRJ). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ.

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Publicado

2025-06-10

Como Citar

CRUZ, Gabriel Murillo Rocha da; CRUZ, Giseli Barreto da. Memórias da inserção: narrativas de professoras experientes em turmas de alfabetização. Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e18925, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18925. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18925. Acesso em: 26 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Professores(as) iniciantes: políticas, experiências e narrativas em múltiplos contextos

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