Memórias da inserção
narrativas de professoras experientes em turmas de alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18925Palavras-chave:
Professor iniciante, Professor experiente, Narrativa, Inserção profissional na AlfabetizaçãoResumo
O presente trabalho decorre de um recorte de uma pesquisa que teve por objetivo analisar as aproximações e distanciamentos que se expressam em tempos diferentes de inserção profissional docente, no ensino da alfabetização, a partir de memórias de professores experientes. Metodologicamente, considerou o caminho de entrevistaconversa de Bragança (2018), com suporte de eixos temáticos disparadores que favoreceram a construção de narrativas. Participaram da pesquisa quatro professores com 10, 13, 15 e 25 anos de atuação no magistério em turmas de alfabetização. Os achados apontam para tensões no período de inserção profissional tais como: questões comunitárias e estruturais, tipo de abordagem de alfabetização e turmas multietárias; e, no tocante às estratégias mobilizadas pelas professoras, foi possível identificar a potência da troca entre pares, especialização e registro de suas práticas para o enfrentamento das tensões que permeiam o início na profissão.
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