Formação do professor inclusivo na educação profissional e tecnológica: particularidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p176-192

Resumo

Este ensaio objetiva conhecer conceitos e fundamentos da inclusão escolar, com a finalidade de caracterizar a formação de professores na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e as particularidades deste profissional na perspectiva da inclusão escolar. Pauta-se numa investigação do tipo bibliográfica e documental: a) apresenta os procedimentos metodológicos; b) trata da inclusão escolar; c) discute a formação de professores diante da inclusão escolar, identificando características para aqueles que atuam na EPT. Concluiu-se que o professor deve assumir-se em contínua formação das características criatividade, reflexivo sobre a prática, criticidade, flexibilidade, autonomia e autoconhecimento, de modo a aproximá-lo mais da inclusão dos estudantes com necessidades específicas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayana Rocha Gonçalves de Magalhães, Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico (IFTM)

Discente regular do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica da Rede Federal (ProfEPT), curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituo Federal do Triângulo Mineiro. Possui especialização em Gestão Pública pela Faculdade São Gabriel da Palha (2016). Possui graduação em Farmácia pelo Centro Universitário de Caratinga (2009) e graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros (2005)

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Graduada em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003), graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2009), mestre em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006) e doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Atualmente atuo como professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul e estou como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Sou líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional.

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1986), especialização em Supervisão Escolar pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2000) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2011). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), nomeado pela Portaria MEC nº 856 de 17/09/2018. 

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

MAGALHÃES, Dayana Rocha Gonçalves de; CASTAMAN, Ana Sara; VIEIRA, Josimar de Aparecido. Formação do professor inclusivo na educação profissional e tecnológica: particularidades. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp2, p. 176–192, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p176-192. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9883. Acesso em: 21 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos