Formação continuada para profissionais da educação do setor público federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p1132-1153

Palavras-chave:

Formação continuada, Profissionais da educação, Servidor público

Resumo

O estudo objetiva discutir a formação continuada dos profissionais da educação do setor público federal, a partir de conceitos e regulamentos que fundamentam esta temática. Caracteriza-se por abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica e documental e está dividido em duas partes: a) a formação continuada dos profissionais da educação; b) desenvolvimento de pessoas no setor público, ampliando o debate para o papel da gestão na institucionalização de uma formação continuada para os profissionais da educação no setor público. Conclui-se que a formação continuada pode promover o desenvolvimento dos servidores públicos nas competências necessárias à consecução da excelência na atuação dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. 

Biografia do Autor

Karen Werlang Lunkes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Servidora técnica-administrativa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, diretora da Divisão de Análise e Orientação do Desenvolvimento na Carreira, que está inserida na Escola de Desenvolvimento de Servidores da UFRGS, vinculada à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Estudante do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: servidores públicos, plano de carreira e formação continuada.

Fernanda Kerbes, Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), formação em Análise Institucional pelo Instituto Pichón-Riviére (POA-RS) e especialização pela UNIPAZ-SUL e Centro de Estudos Superiores de Blumenau-SC em Formação Holística de BASE - Abordagem Transdisciplinar. Estudante do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica.

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

raduada em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003), graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2009), mestre em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006) e doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Atualmente atuo como professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul e estou como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Sou líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional.

Downloads

Publicado

26/06/2021

Como Citar

LUNKES, K. W.; KERBES, F.; CASTAMAN, A. S. Formação continuada para profissionais da educação do setor público federal. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 1132–1153, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n31p1132-1153. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11940. Acesso em: 23 set. 2021.

Edição

Seção

Dossiê "Múltiplas Perspectivas e Experiências no Ensino Remoto"

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)