Digital limitations of basic education teachers in the use of a digital platform

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe16658

Keywords:

digital limitations, professors, remote work

Abstract

Given the scenario experienced during the COVID-19 pandemic, the use of technology had its expansion accelerated due to the needs arising from that moment. As well as all service sectors, the Education sector needed to adapt to carry out its activities and the demand for the use of technology became latent. In this sense, the period mobilized the implementation of different digital platforms as a management tool to support teachers. Faced with this situation, the opportunity arose to carry out this research, which aimed to investigate the digital limitations of teachers in the municipality of Rio Grande, Rio Grande do Sul, in the use of an integrated school management software. For this, five interviews were conducted with teachers from the municipal network, involving questions that addressed the possible digital limitations arising from working with technology. It was concluded that the possibility of these limitations was not considered in the tool's implementation and that the lack of this look impaired the teachers' performance in the use of this technological support.

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Author Biographies

Fabiane de Oliveira Afonso Alves, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui graduação em Letras Português - Francês, e Bacharelado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Gêneros Discursivos, Ensino de Língua Portuguesa, Elaboração de Material Didático.

Errol Fernando Zepka Pereira Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, Campus Rolante

Mestre em Administração (FURG), MBA em Gestão Estratégica de Negócios (Unopar), Especialista em Ciência Política (Uniasselvi), Aperfeiçoado em Como Ensinar a Distância (Uniasselvi), Aperfeiçoado em Tecnologias da Educação (IFMG), Licenciado em História (Uniasselvi) e Bacharel em Administração (FURG). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Rolante. 

Márcio André Leal Bauer, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande (1995), mestrado (2004) e doutorado (2011) em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGA/EA/UFRGS. É professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, atuando no Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis ICEAC/FURG. Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração PPGA/FURG. Membro do do Núcleo de Estudos em Organização Trabalho e Participação - NOTEP/FURG e editor associado da Revista Sinergia (ICEAC/FURG). Possui interesses de pesquisa nos seguintes temas: estudos organizacionais, gestão pública e social, organizações sociais, identidade e inclusão nas organizações. 

Guilherme Lerch Lunardi, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui graduação em Administração Hab. Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande (1999), especialização em Gestão de Hospitais Universitários Federais no SUS pelo Hospital Sírio-Libanês (2016), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Em 2013, fez pós-doutorado na Ecole des Hautes Etudes Commerciales de Montreal/Canadá (HEC-Montreal). É professor Associado IV da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e participa como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da FURG - Mestrado Acadêmico em Administração (PPGA/FURG), o qual é Coordenador, e Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/FURG). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: impacto de Tecnologia de Informação (TI), governança de TI, TI Verde, comércio eletrônico e Tecnologias da Informação aplicada à Saúde.

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Published

2025-05-28

How to Cite

ALVES, Fabiane de Oliveira Afonso; PEREIRA JUNIOR, Errol Fernando Zepka; BAUER, Márcio André Leal; LUNARDI, Guilherme Lerch. Digital limitations of basic education teachers in the use of a digital platform. Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e16658, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe16658. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16658. Acesso em: 25 jun. 2025.

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