Limitações digitais de professoras da educação básica na utilização de uma plataforma digital

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe16658

Parole chiave:

limitações digitais, docentes, trabalho remoto

Abstract

Tendo em vista o cenário vivenciado durante a Pandemia Covid-19, o uso da tecnologia teve sua expansão acelerada por conta das necessidades oriundas de tal momento. Assim como todos os setores de prestação de serviço, o setor da Educação precisou adaptar-se para a execução de suas atividades e a exigência do uso da tecnologia tornou-se latente. Nesse sentido, o período mobilizou a implementação de diferentes plataformas digitais como ferramentas gerenciais de apoio aos professores. Diante de tal situação, surgiu a oportunidade de concretização desta pesquisa que teve por objetivo analisar as limitações digitais de professores do município do Rio Grande, Rio Grande do Sul, na utilização de um software integrado de gestão escolar implementado pela prefeitura. Foram realizadas cinco entrevistadas com professoras da rede municipal, envolvendo questões que abordavam as limitações digitais oriundas do trabalho com a tecnologia. Concluiu-se que tais limitações não foram consideradas na implementação da ferramenta e que a falta desse olhar prejudicou o desempenho dos professores na utilização desse suporte tecnológico.

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Biografie autore

Fabiane de Oliveira Afonso Alves, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui graduação em Letras Português - Francês, e Bacharelado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Gêneros Discursivos, Ensino de Língua Portuguesa, Elaboração de Material Didático.

Errol Fernando Zepka Pereira Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, Campus Rolante

Mestre em Administração (FURG), MBA em Gestão Estratégica de Negócios (Unopar), Especialista em Ciência Política (Uniasselvi), Aperfeiçoado em Como Ensinar a Distância (Uniasselvi), Aperfeiçoado em Tecnologias da Educação (IFMG), Licenciado em História (Uniasselvi) e Bacharel em Administração (FURG). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Rolante. 

Márcio André Leal Bauer, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande (1995), mestrado (2004) e doutorado (2011) em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGA/EA/UFRGS. É professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, atuando no Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis ICEAC/FURG. Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração PPGA/FURG. Membro do do Núcleo de Estudos em Organização Trabalho e Participação - NOTEP/FURG e editor associado da Revista Sinergia (ICEAC/FURG). Possui interesses de pesquisa nos seguintes temas: estudos organizacionais, gestão pública e social, organizações sociais, identidade e inclusão nas organizações. 

Guilherme Lerch Lunardi, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui graduação em Administração Hab. Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande (1999), especialização em Gestão de Hospitais Universitários Federais no SUS pelo Hospital Sírio-Libanês (2016), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Em 2013, fez pós-doutorado na Ecole des Hautes Etudes Commerciales de Montreal/Canadá (HEC-Montreal). É professor Associado IV da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e participa como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da FURG - Mestrado Acadêmico em Administração (PPGA/FURG), o qual é Coordenador, e Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/FURG). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: impacto de Tecnologia de Informação (TI), governança de TI, TI Verde, comércio eletrônico e Tecnologias da Informação aplicada à Saúde.

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Pubblicato

2025-05-28

Come citare

ALVES, Fabiane de Oliveira Afonso; PEREIRA JUNIOR, Errol Fernando Zepka; BAUER, Márcio André Leal; LUNARDI, Guilherme Lerch. Limitações digitais de professoras da educação básica na utilização de uma plataforma digital. Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e16658, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe16658. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16658. Acesso em: 25 lug. 2025.

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