Condições de trabalho e desenvolvimento profissional de professores iniciantes na Educação Básica

reflexos na saúde e no exercício da docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18852

Palavras-chave:

Docência inicial, Adoecimentos, Desenvolvimento Profissional

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar as condições de trabalho de professoras em início de carreira na Educação Básica e seus impactos na saúde, no desenvolvimento profissional e no exercício da docência. Para isso, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, utilizando rodas de conversa e memoriais autobiográficos como estratégias de coleta de dados. O estudo foi conduzido em uma universidade pública na Bahia e contou com a participação de três professoras iniciantes na Educação Básica, atuantes no Ensino Médio e matriculadas em programas de formação continuada stricto sensu. Os resultados revelaram que as docentes laboram em escolas precárias e jornadas de trabalho extenuantes. Essas circunstâncias resultam em altos níveis de estresse, cansaço e comprometimento da saúde física e mental. Tais condições afetam diretamente o Desenvolvimento Profissional Docente (DPD), prejudicando o desempenho das professoras e a qualidade do ensino oferecido. Além disso, a necessidade de conciliar a prática docente com os estudos de pós-graduação intensifica os desafios enfrentados. Esses achados reforçam a urgência de ampliar o debate sobre as condições de trabalho docente e de garantir a implementação das diretrizes previstas na legislação brasileira, para mitigar os impactos negativos sobre a saúde e o desempenho das professoras e, consequentemente, para melhorar a qualidade da educação.

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Biografia do Autor

Laiane Santos Santana, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC. Graduada em Filosofia para Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa Paulo Freire/UESC. Integrante do Programa de extensão Coletivo Paulo Freire/UESC.

Lilian Moreira Cruz, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Professora Adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) - Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação/UESC. Vice líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil/UESC. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Paulo Freire (UESC). Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Didática e Ludicidade (UFBA). Coordenadora do Programa Coletivo Paulo Freire. 

Alexandre José dos Santos, Secretaria de Educação da Bahia

Graduado em Letras Vernáculas. Pós-graduado em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Professor da rede estadual de ensino da Bahia. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa Paulo Freire/UESC. Integrante do Programa de extensão Coletivo Paulo Freire/UESC

 

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Publicado

2025-06-10

Como Citar

SANTANA, Laiane Santos; CRUZ, Lilian Moreira; SANTOS, Alexandre José dos. Condições de trabalho e desenvolvimento profissional de professores iniciantes na Educação Básica: reflexos na saúde e no exercício da docência. Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e18852, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18852. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18852. Acesso em: 25 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Professores(as) iniciantes: políticas, experiências e narrativas em múltiplos contextos

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