Professoras Iniciantes da Amazônia Acreana

o ingresso na docência antes da formação para o Magistério

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18902

Palavras-chave:

Professoras Iniciantes, Escolas Campesinas, Amazônia Acreana, Formação para o Magistério

Resumo

Objetivou-se apresentar aspectos que configuraram o contexto de iniciação na docência por professoras da Amazônia Acreana, considerando as condições limitantes para o acesso dessas profissionais à formação, inicial e continuada, nas escolas campesinas de comunidades assentadas em Feijó/AC. A produção de dados se orientou a partir das 10 entrevistas semiestruturadas realizadas com as sujeitas da pesquisa: professoras em atuação há quatro anos ou mais em escolas campesinas e regularmente matriculadas no curso de Licenciatura em Pedagogia, promovido pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, em parceria com a Universidade Federal do Acre. A análise de dados revelou um perfil unânime de iniciação na docência: todas elas ingressaram no Magistério antes da formação inicial e sem o devido direcionamento do poder público, no que diz respeito à formação continuada para a atuação na multissérie. Além disso, as professoras sinalizaram a permanente cobrança e controle, deste mesmo poder público, pelos seus registros de planejamento. Em contrapartida, as professoras indicaram que a formação inicial para o Magistério, estabelecida após a fase de iniciação na docência, muito contribuiu para o enriquecimento de suas práticas pedagógicas e de suas reflexões teóricas como legitimas profissionais do Magistério na Educação Básica.

Downloads

Biografia do Autor

Letícia Mendonça Lopes Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Pedagogia (UEMG, 2005), graduação em Medicina Veterinária (UFMG, 2007), mestrado em Ciência Animal/Epidemiologia (UFMG, 2010), mestrado em Educação (UFAC, 2016) e doutorado em Educação (PUC Minas, 2022). Atualmente, é Professora Adjunta (área: Didática e Estágios) na Universidade Federal de Lavras (UFLA), sendo também docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE - Mestrado Profissional) desta instituição. Pela sua experiência como professora da Educação Básica pública (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Técnico) e da Educação Superior (disciplinas lecionadas em cursos de licenciatura, programas de pós-graduação e programas especiais de formação inicial e continuada de docentes), seus estudos e pesquisas têm ênfase em Educação Básica e Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Profissão, Trabalho, Identidade e Saberes Docentes; Práticas didático-pedagógicas para Educação Especial e Inclusiva; Educação Popular; Educação em Saúde. 

Adriana Ramos dos Santos, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Possui graduação em Pedagogia e em Ciências Biológicas (ambas realizadas na Universidade Federal do Acre), mestrado em Educação (Universidade Federal Fluminense), doutorado em Educação (Universidade Federal do Paraná).´ É professora adjunta do Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre.

Cleidiane Lemes de Oliveira, Fundação Helena Antipoff

Possui licenciatura em História, mestrado e doutorado em Educação - todos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É professora da Educação Básica Pública na Fundação Helena Antipoff.

Referências

AUGUSTO, M.H. Professor leigo. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. Disponível em: <https://gestrado.net.br/wp-content/uploads/2020/08/340-1.pdf>. Acesso em: 04 fev. 2022.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70. 2006.

BEZERRA, S.A.C.; VIEIRA, A. Dilemas e desafios vividos por mulheres que migraram em função do trabalho do cônjuge. RAM, Rev. Adm. Mackenzie, v. 14, n. 6, Edição Especial • São Paulo, nov./dez. 2013, p. 216-243. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ram/a/5ftYzMCmKKnSztCCyfb85hP/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 set. 2022.

BOLÍVAR, A. Ciclos de vida no aperfeiçoamento pessoal e profissional de professores e professoras. In: BOLÍVAR, A. (Org.). Profissão Professor: o itinerário profissional e a construção da escola. Bauru: EDUSC, p. 15-63, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto nº 7.352, de 4 de novembro 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA. Diário Oficial da União, Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7352.htm . Acesso em: 10 de dez. 2022.

CAVACO, M. H. Ofício do professor: o tempo e as mudanças. In NÓVOA, A. (org.). Profissão Professor. Profissão Professor. Porto: Porto Editora, 1991. p.155-191.

DUARTE, D. A. (Des)encontros trabalho-família: narrativas de familiares de trabalhadores migrantes do setor de produção de energia hidrelétrica. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015. Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/hhf6n/pdf/duarte-9788579837012.pdf. Acesso em: 21 set. 2022.

FERREIRA, L.G. Professores da zona rural em início de carreira: narrativas de si e desenvolvimento profissional. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014. 272fl. Disponível em: <https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2349>. Acesso em: 23 ago. 2022.

FIELD, K.. Teacher development: A study of the stages in the development of teachers. Brookline, MA: Teacher Center Brookline, 1979.

FULLER, F. Concerns of teachers: a development perspective. American Educational Research Journal, 6, 1969.

GABARDO, C.; HOBOLD, M.. Início da docência: investigando professores do ensino fundamental. Formação Docente. v. 03, n. 05, p. 85-97, ago./dez. 2011. Disponível em: http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br. Acesso em: 14 dez. 2015.

GASQUE, K.C.G.D.; COSTA; S.M.S. Comportamento dos professores da educação básica na busca da informação para formação continuada. Ci. Inf., Brasília, v. 32, n. 3, p. 54-61, set./dez. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/SCkTXH6fGGHdRLKX9X4LbqB/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 27 abr. 2024.

GONÇALVES, J. T. O. Formação e desenvolvimento profissional de formadores de professores: o caso dos professores de matemática da UFPA. 2000. 206 p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992. p. 31-61.

IMBERNÓN, F. La formación del professorado. Buenos Aires: Paidós, 1994.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Cidades: Feijó-AC. Brasília/DF, 2021. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil /ac/feijo /panorama>. Acesso em: 21 jan. 2022.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Ministério da Educação. Brasil. Resumo Técnico do estado do Acre – Censo da Educação Básica 2020. Brasília, 2021. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br>. Acesso em 21 fev. 2022.

JANATA, N.E.; ANHAIA, E.M. Escolas/Classes Multisseriadas do Campo: reflexões para a formação docente. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 3, p. 685-704, 2015.

LIMA, M.A.R. Formação e vivências: a representação social do ser professor em comunidades ribeirinhas do Vale do Juruá – Acre. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2012. 202fl. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14401/1/MariaARL_TESE.pdf. Acesso em: 01 mar. 2022.

MARTINS, F.A.O. A construção da identidade formativa e profissional do professor na escola rural ribeirinha do Vale do Juruá: a pedagogia das águas. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015. 288fl. Disponível em: <https://acervodigital.ufpr.br/>. Acesso em: 10 jul. 2019.

MINAYO, M.C.S. O Conceito de Metodologia de Pesquisa. In: MINAYO, M.C.S.; GOMES, S.F.D.R. (orgs). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis/RJ: Vozes, 2002.

RIBEIRO, L.M.L. Professoras da Amazônia Acreana: trabalho docente e condições de vida de mulheres que lecionam no meio rural de Feijó, AC. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2023. Disponível em: http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Educacao_LeticiaMendoncaLopesRibeir o_30253_Textocompleto.pdf. Acesso em: 01 jun. 2023.

SANTOS, A.R. O perfil dos professores do Campo no estado do Acre: uma análise das políticas de formação docente (2007-2013) e das desigualdades nas condições de trabalho. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2015. 261 fl. Disponível em: http://www.ppge.ufpr.br/teses%20d2015/d2015_Adriana%20Ramos%20dos%20Santos.pdf. Acesso em: 04 dez. 2021.

SANTOS, L.L.C.P.; OLIVEIRA, D.A. A intensificação do trabalho docente e a emergência de nova divisão técnica do trabalho na escola. InterMeio. v.15, n.29, p.32-45, jan./jun. 2009. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/235433578.pdf. Acesso em: 03 jun. 2016.

SANTOS, M. O Dinheiro e o Território. GEOgraphia, Niterói, ano 1, v. 1, p. 7-13,1999. Disponível em: https://periodicos.uff.br/geographia/article/download/13360/8560/52708. Acesso em: 02 jul. 2022.

TARDIF, M. RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação e Sociedade, Campinas, v.21, n.73, p. 209-244, dez. 2000. Disponível em http://www.scielo.br. Acesso em: 05 dez. 2014.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

TEIXEIRA, J.C.; SILVA, C.R. As artes de fazer cotidianas de trabalhadoras domésticas inseridas em micro dimensões organizativas da vida. Ciências Sociais Unisinos, São Leopoldo, v.56, n.2, p.202-216, mai/ago 2020. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/ciencias_sociais/article. Acesso em: 16 set. 2022.

VEENMAN, S. El proceso de llegar a ser profesor: un análisis de la formación inicial. In: VILLA, A. (org). Perspectivas y problemas de la función docente. Madrid: Narcea, 1988, p. 39-68.

VEENMAN, S. Perceived problems of beginning teachers. Review of Educational Research, n. 54, v. 2, 1984.

WATTS, H. Starting out, moving on, running ahead. San Francisco, CA: Teachers Centers Exchange, 1979.

Downloads

Publicado

2025-06-10

Como Citar

RIBEIRO, Letícia Mendonça Lopes; SANTOS, Adriana Ramos dos; OLIVEIRA, Cleidiane Lemes de. Professoras Iniciantes da Amazônia Acreana: o ingresso na docência antes da formação para o Magistério. Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e18902, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18902. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18902. Acesso em: 24 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Professores(as) iniciantes: políticas, experiências e narrativas em múltiplos contextos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.