Professoras Iniciantes da Amazônia Acreana
o ingresso na docência antes da formação para o Magistério
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18902Palavras-chave:
Professoras Iniciantes, Escolas Campesinas, Amazônia Acreana, Formação para o MagistérioResumo
Objetivou-se apresentar aspectos que configuraram o contexto de iniciação na docência por professoras da Amazônia Acreana, considerando as condições limitantes para o acesso dessas profissionais à formação, inicial e continuada, nas escolas campesinas de comunidades assentadas em Feijó/AC. A produção de dados se orientou a partir das 10 entrevistas semiestruturadas realizadas com as sujeitas da pesquisa: professoras em atuação há quatro anos ou mais em escolas campesinas e regularmente matriculadas no curso de Licenciatura em Pedagogia, promovido pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, em parceria com a Universidade Federal do Acre. A análise de dados revelou um perfil unânime de iniciação na docência: todas elas ingressaram no Magistério antes da formação inicial e sem o devido direcionamento do poder público, no que diz respeito à formação continuada para a atuação na multissérie. Além disso, as professoras sinalizaram a permanente cobrança e controle, deste mesmo poder público, pelos seus registros de planejamento. Em contrapartida, as professoras indicaram que a formação inicial para o Magistério, estabelecida após a fase de iniciação na docência, muito contribuiu para o enriquecimento de suas práticas pedagógicas e de suas reflexões teóricas como legitimas profissionais do Magistério na Educação Básica.
Downloads
Referências
AUGUSTO, M.H. Professor leigo. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. Disponível em: <https://gestrado.net.br/wp-content/uploads/2020/08/340-1.pdf>. Acesso em: 04 fev. 2022.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70. 2006.
BEZERRA, S.A.C.; VIEIRA, A. Dilemas e desafios vividos por mulheres que migraram em função do trabalho do cônjuge. RAM, Rev. Adm. Mackenzie, v. 14, n. 6, Edição Especial • São Paulo, nov./dez. 2013, p. 216-243. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ram/a/5ftYzMCmKKnSztCCyfb85hP/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 set. 2022.
BOLÍVAR, A. Ciclos de vida no aperfeiçoamento pessoal e profissional de professores e professoras. In: BOLÍVAR, A. (Org.). Profissão Professor: o itinerário profissional e a construção da escola. Bauru: EDUSC, p. 15-63, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto nº 7.352, de 4 de novembro 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA. Diário Oficial da União, Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7352.htm . Acesso em: 10 de dez. 2022.
CAVACO, M. H. Ofício do professor: o tempo e as mudanças. In NÓVOA, A. (org.). Profissão Professor. Profissão Professor. Porto: Porto Editora, 1991. p.155-191.
DUARTE, D. A. (Des)encontros trabalho-família: narrativas de familiares de trabalhadores migrantes do setor de produção de energia hidrelétrica. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015. Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/hhf6n/pdf/duarte-9788579837012.pdf. Acesso em: 21 set. 2022.
FERREIRA, L.G. Professores da zona rural em início de carreira: narrativas de si e desenvolvimento profissional. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014. 272fl. Disponível em: <https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2349>. Acesso em: 23 ago. 2022.
FIELD, K.. Teacher development: A study of the stages in the development of teachers. Brookline, MA: Teacher Center Brookline, 1979.
FULLER, F. Concerns of teachers: a development perspective. American Educational Research Journal, 6, 1969.
GABARDO, C.; HOBOLD, M.. Início da docência: investigando professores do ensino fundamental. Formação Docente. v. 03, n. 05, p. 85-97, ago./dez. 2011. Disponível em: http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br. Acesso em: 14 dez. 2015.
GASQUE, K.C.G.D.; COSTA; S.M.S. Comportamento dos professores da educação básica na busca da informação para formação continuada. Ci. Inf., Brasília, v. 32, n. 3, p. 54-61, set./dez. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/SCkTXH6fGGHdRLKX9X4LbqB/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 27 abr. 2024.
GONÇALVES, J. T. O. Formação e desenvolvimento profissional de formadores de professores: o caso dos professores de matemática da UFPA. 2000. 206 p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.
HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992. p. 31-61.
IMBERNÓN, F. La formación del professorado. Buenos Aires: Paidós, 1994.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Cidades: Feijó-AC. Brasília/DF, 2021. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil /ac/feijo /panorama>. Acesso em: 21 jan. 2022.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Ministério da Educação. Brasil. Resumo Técnico do estado do Acre – Censo da Educação Básica 2020. Brasília, 2021. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br>. Acesso em 21 fev. 2022.
JANATA, N.E.; ANHAIA, E.M. Escolas/Classes Multisseriadas do Campo: reflexões para a formação docente. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 3, p. 685-704, 2015.
LIMA, M.A.R. Formação e vivências: a representação social do ser professor em comunidades ribeirinhas do Vale do Juruá – Acre. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2012. 202fl. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14401/1/MariaARL_TESE.pdf. Acesso em: 01 mar. 2022.
MARTINS, F.A.O. A construção da identidade formativa e profissional do professor na escola rural ribeirinha do Vale do Juruá: a pedagogia das águas. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015. 288fl. Disponível em: <https://acervodigital.ufpr.br/>. Acesso em: 10 jul. 2019.
MINAYO, M.C.S. O Conceito de Metodologia de Pesquisa. In: MINAYO, M.C.S.; GOMES, S.F.D.R. (orgs). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis/RJ: Vozes, 2002.
RIBEIRO, L.M.L. Professoras da Amazônia Acreana: trabalho docente e condições de vida de mulheres que lecionam no meio rural de Feijó, AC. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2023. Disponível em: http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Educacao_LeticiaMendoncaLopesRibeir o_30253_Textocompleto.pdf. Acesso em: 01 jun. 2023.
SANTOS, A.R. O perfil dos professores do Campo no estado do Acre: uma análise das políticas de formação docente (2007-2013) e das desigualdades nas condições de trabalho. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2015. 261 fl. Disponível em: http://www.ppge.ufpr.br/teses%20d2015/d2015_Adriana%20Ramos%20dos%20Santos.pdf. Acesso em: 04 dez. 2021.
SANTOS, L.L.C.P.; OLIVEIRA, D.A. A intensificação do trabalho docente e a emergência de nova divisão técnica do trabalho na escola. InterMeio. v.15, n.29, p.32-45, jan./jun. 2009. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/235433578.pdf. Acesso em: 03 jun. 2016.
SANTOS, M. O Dinheiro e o Território. GEOgraphia, Niterói, ano 1, v. 1, p. 7-13,1999. Disponível em: https://periodicos.uff.br/geographia/article/download/13360/8560/52708. Acesso em: 02 jul. 2022.
TARDIF, M. RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação e Sociedade, Campinas, v.21, n.73, p. 209-244, dez. 2000. Disponível em http://www.scielo.br. Acesso em: 05 dez. 2014.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
TEIXEIRA, J.C.; SILVA, C.R. As artes de fazer cotidianas de trabalhadoras domésticas inseridas em micro dimensões organizativas da vida. Ciências Sociais Unisinos, São Leopoldo, v.56, n.2, p.202-216, mai/ago 2020. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/ciencias_sociais/article. Acesso em: 16 set. 2022.
VEENMAN, S. El proceso de llegar a ser profesor: un análisis de la formación inicial. In: VILLA, A. (org). Perspectivas y problemas de la función docente. Madrid: Narcea, 1988, p. 39-68.
VEENMAN, S. Perceived problems of beginning teachers. Review of Educational Research, n. 54, v. 2, 1984.
WATTS, H. Starting out, moving on, running ahead. San Francisco, CA: Teachers Centers Exchange, 1979.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Debates em Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).