Insegnanti donne principianti dell'Acri Amazzonia

ingresso nell’insegnamento prima della formazione degli insegnanti

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18902

Parole chiave:

Professoras Iniciantes, Escolas Campesinas, Amazônia Acreana, Formação para o Magistério

Abstract

L'obiettivo è presentare aspetti che configurano il contesto dell'iniziazione come educativo nell'Amazzonia Acre, considerando le limitazioni per l'accesso di questi professionisti alla formazione iniziale e continua nelle scuole rurali di Feijó, estado de Acre. La produzione dei dati è stata guidata da 10 interviste semistrutturate realizzate per i soggetti dell'indagine: documenti che lavorano da quattro anni o più nelle scuole rurali e sono regolarmente immatricolati presso l'Università degli Studi, promossa dal Programma Nazionale di Educazione Formazione dei professori dell'istruzione di base, in collaborazione con l'Università Federale di Acri. L'analisi dei dati ha rivelato un profilo unanime di iniziazione all'istruzione: tutti ingeriti nell'istruzione prima della formazione iniziale e senza preparazione, attraverso le autorità pubbliche, con la formazione continua all'insegnamento nel multigrado. Inoltre, i documenti saranno espressi dai responsabili dei loro documenti di pianificazione. Senza embargo, i documenti indicano che la formazione iniziale, istituita dopo la fase educativa iniziale, ha contribuito in grande misura all'arricchimento delle nostre pratiche pedagogiche e delle nostre riflessioni teoriche come legítimos professionali de la enseñanza en la Educación Basica.

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Biografie autore

Letícia Mendonça Lopes Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Pedagogia (UEMG, 2005), graduação em Medicina Veterinária (UFMG, 2007), mestrado em Ciência Animal/Epidemiologia (UFMG, 2010), mestrado em Educação (UFAC, 2016) e doutorado em Educação (PUC Minas, 2022). Atualmente, é Professora Adjunta (área: Didática e Estágios) na Universidade Federal de Lavras (UFLA), sendo também docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE - Mestrado Profissional) desta instituição. Pela sua experiência como professora da Educação Básica pública (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Técnico) e da Educação Superior (disciplinas lecionadas em cursos de licenciatura, programas de pós-graduação e programas especiais de formação inicial e continuada de docentes), seus estudos e pesquisas têm ênfase em Educação Básica e Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Profissão, Trabalho, Identidade e Saberes Docentes; Práticas didático-pedagógicas para Educação Especial e Inclusiva; Educação Popular; Educação em Saúde. 

Adriana Ramos dos Santos, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Possui graduação em Pedagogia e em Ciências Biológicas (ambas realizadas na Universidade Federal do Acre), mestrado em Educação (Universidade Federal Fluminense), doutorado em Educação (Universidade Federal do Paraná).´ É professora adjunta do Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre.

Cleidiane Lemes de Oliveira, Fundação Helena Antipoff

Possui licenciatura em História, mestrado e doutorado em Educação - todos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É professora da Educação Básica Pública na Fundação Helena Antipoff.

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Pubblicato

2025-06-10

Come citare

RIBEIRO, Letícia Mendonça Lopes; SANTOS, Adriana Ramos dos; OLIVEIRA, Cleidiane Lemes de. Insegnanti donne principianti dell’Acri Amazzonia: ingresso nell’insegnamento prima della formazione degli insegnanti. Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e18902, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18902. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18902. Acesso em: 24 lug. 2025.

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Professores(as) iniciantes: políticas, experiências e narrativas em múltiplos contextos

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