A formação doutoral e atuação profissional do professor formador da licenciatura em matemática na Amazônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p145-165

Resumo

Este artigo objetiva discutir as práticas doutorais em universidades da Amazônia brasileira que são viabilizadas ou aprimoradas pela formação doutoral. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujos dados empíricos foram discutidos tendo em vista a análise do conteúdo. Os resultados indicam que as práticas doutorais do professor formador da licenciatura em matemática na Amazônia brasileira incluem a preocupação com o ensino a partir de lentes teóricas e a compreensão de a pesquisa e a extensão como ferramentas de ensino na graduação. Tais compreensões são atribuídas por eles à obtenção do título de doutor. Portanto, a formação doutoral do professor formador se faz notar como de grande relevância para a qualificação da formação de futuros professores de matemática da Amazônia brasileira. 

Biografia do Autor

Alailson Silva de Lira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutorando em Educação Ciências e Matemática pela UFPA (2018), Mestre em Educação, Ciências e Matemática pela UFPA, Licenciado em Matemática (UEPA) pela qual ganhou o primeiro lugar no prêmio de Melhor TCC 2013. Fez parte da Comissão organizadora do VII ao XI Encontro Paraense de Educação Matemática(EPAEM).Monitor das disciplinas "matemática presencial e EAD" e "Cálculo Diferencial e Integral" pela Universidade da Amazônia (UNAMA), monitor-professor em (2008 - 2009) do projeto "Aprender Ensinando e Ensinando a Aprender Matemática" e monitor de Informática pela UEPA. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em, Fundamentos de Matemática Elementar, Geometria Euclidiana, Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear; História da Matemática e Educação Matemática. fez parte da diretoria regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM-PA) no período de 2010-2017. Atualmente atua como pesquisador do Grupo de Pesquisa em História da Matemática e Educação Matemática na Amazônia da UEPA e participa do Grupo de Pesquisa em História e Educação Matemática (GEHEM) da UFPA.

Francisca Janice dos Santos Fortaleza, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas, área de concentração: Educação Matemática, pelo PPGECM/IEMCI/UFPA. Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela UFPA (2013). É participante do Grupo de Estudos e Pesquisa em História e Ensino da Matemática (GEHEM) do PPGECM.

Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Pará (IFPA)

Possui graduação em Economia - Faculdades Integradas Colégio Moderno (1983). Graduação em Licenciatura em Ciência do 1º Grau pela Universidade Federal do Pará (1987). Graduação em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1987). Aperfeiçoamento em educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, SP (1995). Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2004). Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é PROFESSORA TITULAR Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Matemática, Ensino de Matemática, Educação Matemática, Matemática, Metodologia da Pesquisa Científica e Formação de Professor

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Publicado

31/08/2019

Como Citar

LIRA, A. S. de; FORTALEZA, F. J. dos S.; ROCHA, M. L. P. C. A formação doutoral e atuação profissional do professor formador da licenciatura em matemática na Amazônia. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 145–165, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n24p145-165. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6884. Acesso em: 5 fev. 2023.

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Artigos