A perspectiva sócio-histórica de Vygotsky e suas relações com as categorias de pensamento, conhecimento e habilidades cognitivas
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p489-513Palavras-chave:
Pensamento, Conhecimento e Habilidades Cognitivas, Teoria Sócio-histórica de Vygotsky, Aproximações TeóricasResumo
Este estudo identificou as proximidades e relações existentes entre as categorias de pensamento, conhecimento e habilidades cognitivas com a perspectiva sócio-histórica de Vygotsky. Assumimos uma abordagem metodológica qualitativa, na qual foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos publicados em periódicos da área. O ensaio teórico apresentou indicativos de que as ideias sobre pensamento, conhecimento e habilidades cognitivas e a teoria de Vygotsky aproximam-se em alguns aspectos, uma vez que as categorias de pensamento podem ser externalizadas por meio da linguagem oral ou escrita, e o conhecimento organiza mentalmente as informações adquiridas durantes as interações sociais. O indivíduo vai tornando-se capaz de estruturar suas ideias na forma de habilidades de cognição que podem ser manifestadas a partir da utilização de instrumentos e signos, que levam a construção de significados social e culturalmente aceitos. As teorias convergem acerca das ideias de ensino e aprendizagem, uma vez que devem favorecer e dirigir o desenvolvimento cognitivo.Downloads
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