Aspectos do pensamento computacional de estudantes do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p231-255

Palavras-chave:

Pensamento computacional, Construcionismo, Padrões, Habilidades.

Resumo

Este artigo apresenta o desenvolvimento duas tarefas matemático-artístico-computacionais realizadas com um grupo de quatro estudantes de Ensino Fundamental. As tarefas exploram a temática padrões e álgebra e foram realizadas utilizando aplicativos computacionais. Os dados foram produzidos em sessões de Experimento de Ensino por meio de filmagens e realização de diário de campo. O objetivo do estudo foi identificar as habilidades do pensamento computacional emergentes do contexto supracitado. O processo de interação das estudantes com os aplicativos foi interpretado por meio de ações de aprendizagem construcionistas. Como resultado, se verificou que houve indícios da emergência das habilidades de coleta de dados, análise de dados, simulação e automação em todas as atividades e das habilidades de decomposição do problema, paralelização e abstração em atividades mais complexas. A partir do estudo realizado, se concluiu que as tarefas exploradas possibilitaram a abordagem de diversos conceitos matemáticos e computacionais, e o desenvolvimento de habilidades essenciais a processos de resolução de problemas e à própria capacidade de aprender.

Biografia do Autor

Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Rio Claro, SP), mestre em Educação Matemática pela mesma instituição e doutor em Education Studies pela Western University (Ontário, Canadá). Professor do Departamento de Educação da UNESP (São José do Rio Preto, SP), docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM – UNESP/Rio Claro, SP) e do Programa em Ensino e Processos Formativos (UNESP/São José do Rio Preto, SP).

George Gadanidis, Western University

Professor da Faculdade de Educação da Western University (Ontário, Canadá) e membro do Fields Institute for Research in Mathematical Sciences.

Rita de Cassia Idem, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Licenciada em Ciências Exatas com Habilitação em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP/São Carlos, SP), mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Rio Claro, SP) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM – UNESP/Rio Claro, SP).

Lara Martins Barbosa, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU/Uberlândia, MG), mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Rio Claro, SP) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM – UNESP/Rio Claro, SP).

Yeda Seron Portera, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/São José do Rio Preto, SP).

Downloads

Publicado

26/06/2021

Como Citar

SCUCUGLIA RODRIGUES DA SILVA, R.; GADANIDIS, G.; IDEM, R. de C.; MARTINS BARBOSA, L.; SERON PORTERA, Y. Aspectos do pensamento computacional de estudantes do Ensino Fundamental. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 231–255, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n31p231-255. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10090. Acesso em: 23 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos