BNCC: a quem interessa o ensino de competências e habilidades?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p155-171

Palavras-chave:

Educação Básica. Formação docente. Aprender a aprender.

Resumo

O presente estudo objetiva identificar as origens do ensino baseado em competências e habilidades, partindo da análise da estrutura da Base Nacional Comum Curricular em torno do desenvolvimento de dez competências, possibilitando a identificação dos possíveis desdobramentos desse tipo de ensino, em consonância com a Reforma do Ensino Médio, para a Educação Básica e para a formação docente. Metodologicamente, recorremos a pesquisa bibliográfica e documental, discorrendo sobre a temática competências e habilidades. A análise aponta que a origem do ensino de competências e habilidades é facilmente encontrado nas Pedagogias do Aprender a Aprender e conduz a formação do docente para a adaptação e aceitação da ordem vigente, como uma estratégia para a manutenção da ideologia dominante.

Biografia do Autor

Emerson Pereira Branco, Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Paranavaí. Possui graduação em Ciências Ensino Fundamental/Habilitação Matemática pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (2003) e graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Maringá (2008). É especialista em Educação e Gestão Ambiental. Atualmente é professor de matemática - Secretaria de Estado da Educação do Paraná e está no cargo de Diretor do Colégio Estadual São Vicente de Paula de Nova Esperança-PR desde 2012.

Alessandra Batista de Godoi Branco, Instituto Federal do Paraná (IFPR) Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar. Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Paranavaí. Pedagoga do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus de Paranavaí, Paraná, Brasil.

Lilian Fávaro Algrâncio Iwasse, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus Paranavaí. Professora município de Nova Esperança e da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

Shalimar Calegari Zanatta, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Doutora em Física da Matéria Condensada e Pós – doutorada em Ensino de Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR). Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar. Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/campus de Paranavaí). Paranavaí-PR, Paraná. Brasil.

Downloads

Publicado

23/12/2019

Como Citar

BRANCO, E. P.; BRANCO, A. B. de G.; IWASSE, L. F. A.; ZANATTA, S. C. BNCC: a quem interessa o ensino de competências e habilidades?. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 25, p. 155–171, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n25p155-171. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7505. Acesso em: 25 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)