Educação e TDIC: contextos e desafios das aulas remotas durante a pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p328-350

Palavras-chave:

Recursos tecnológicos. Formação docente. Pandemia.

Resumo

O presente artigo aborda o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação nas escolas brasileiras. Tem como metodologia revisão bibliográfica e documental. O estudo objetivou evidenciar as possibilidades advindas da inserção dessas ferramentas tecnológicas, assim como as dificuldades na utilização para fins pedagógicos. Os resultados apontaram que os principais obstáculos relacionam-se com infraestrutura deficitária das instituições de ensino, falta de materiais e equipamentos tecnológicos, acesso restrito aos recursos tecnológicos e a necessidade de melhorar a formação inicial e continuada dos educadores para qualificação do uso nas aulas. Além de refletir a implementação das ferramentas digitais diante das aulas remotas em virtude da pandemia causada pela COVID-19.

Biografia do Autor

Emerson Pereira Branco, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (SEED)

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Paranavaí. Possui graduação em Ciências Ensino Fundamental/Habilitação Matemática pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (2003) e graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Maringá (2008). É especialista em Educação e Gestão Ambiental. Atualmente é professor de matemática - Secretaria de Estado da Educação do Paraná e está no cargo de Diretor do Colégio Estadual São Vicente de Paula de Nova Esperança-PR desde 2012.

Gisele Adriano, Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (SEED)

Especialista em Educação Especial e Neuroeducação e neurociência aplicada a aprendizagem. Graduada em Pedagogia. Docente da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná.

Shalimar Calegari Zanatta, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Doutora em Física da Matéria Condensada e Pós – doutorada em Ensino de Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR). Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar. Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/campus de Paranavaí). Paranavaí-PR, Paraná. Brasil.

Downloads

Publicado

30/12/2020

Como Citar

BRANCO, E. P.; ADRIANO, G.; ZANATTA, S. C. Educação e TDIC: contextos e desafios das aulas remotas durante a pandemia da COVID-19. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp2, p. 328–350, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p328-350. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10712. Acesso em: 20 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)