Programa, estratégia, movimento, criatividade: eixos na ação didática em uma perspectiva de complexidade
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p665-676Palavras-chave:
Pensamento complexo. Prática pedagógica complexa. Pensamento estratégicoResumo
Este artigo realiza um estudo teórico reflexivo sobre circunstâncias pedagógicas vivenciadas por uma professora do Ensino Fundamental em processo de constituição complexa, com o objetivo de desvelar influências desse processo na prática que desenvolve. As categorias de análise advêm do campo da complexidade na perspectiva de Edgar Morin. Os termos Programa, Estratégia, Movimento e Criatividade são adotados como eixos na ação didática em uma perspectiva de complexidade. Considera-se que o pensamento complexo pode possibilitar o desenvolvimento de pensamento estratégico na ação docente, que gera um movimento construtivo de práticas didáticas que priorizam a dimensão conceitual do conhecimento escolar, como também sua pertinência contextual, concomitante ao desenvolvimento humano e de valores, com natural decorrência nos modos de ser, de pensar e de aprender dos alunos.
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