Saberes docentes à luz da complexidade e transdisciplinaridade na renovação da prática pedagógica em busca do diálogo e da ética

Autores

  • Marilda Aparecida Behrens PUCPR
  • Patrícia Fonseca F. Fleury Pontificia Universidade Católica do Paraná
  • Edna Liz Prigol Pontificia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p185-197

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas, Complexidade, Transdisciplinaridade, Saberes docentes

Resumo

Nesta pesquisa, de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, buscou-se investigar quais saberes docentes podem ser identificados no pensamento complexo e transdisciplinar que possibilitam a renovação da prática pedagógica, com o objetivo de analisar junto a professores doutorandos a pertinência da construção de saberes docentes baseados no paradigma complexo e transdisciplinar, como construtos que possam subsidiar novas práticas pedagógicas. Como resultados, foi possível perceber que a abordagem da complexidade e o acolhimento da visão transdisciplinar exigem a reforma do pensamento e a necessidade emergente da religação dos saberes requeridos para o desenvolvimento de uma prática pedagógica inovadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilda Aparecida Behrens, PUCPR

Pedagoga pela UFPR, Mestre e Doutora em Educação pela PUCSP. Professora na Graduação em Pedagogia e Pós–Graduação em Educação no Mestrado e Doutorado em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Pós-doutorado em Educação na Universidade do Porto. Lidera grupo de pesquisa: Paradigmas Educacionais e Formação de Professores (PEFOP)

Patrícia Fonseca F. Fleury, Pontificia Universidade Católica do Paraná

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestre em Ensino de Ciências da Saúde pela Faculdade Pequeno Príncipe (FPP-PR). Cirurgiã-Dentista graduada pela Universidade Estadual de Ponta-Grossa. Especialista em Dentística Restauradora e Estética pela Universidade Positivo. Especialista em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá e Formação Pedagógica em Biologia pela Faculdade Cruzeiro do Sul. Membro do Grupo de Pesquisa PEFOP da PUC PR - Paradigmas Educacionais e Formação de Professores.

Edna Liz Prigol, Pontificia Universidade Católica do Paraná

Graduada em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1987). Mestre e Doutora em Educação pela PUCPR. Atualmente é bolsista de estágio Pós-Doutoral (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES) na PUCPR. Participa como pesquisadora no Grupo PEFOP da PUCPR e do Grupo de Estudos e Pesquisa Pedagogia, Complexidade e Educação da UFPR

Referências

AUTOR. Docência universitária no paradigma da complexidade: caminho para a visão transdisciplinar formação de professores. In: MAGALHÃES, S. M.; SOUZA, R. C. C. R. Formação de professores: elos da dimensão complexa e transdisciplinar. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2012. p.143-178.

MORAES, M. C. Transdisciplinaridade e educação. In: MAGALHÃES, S. M.; SOUZA, R. C. C. R. Formação de professores: elos da dimensão complexa e transdisciplinar. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2012. p. 71-91.

MORAES, M. C. Da ontologia e epistemologia complexa à metodologia transdisciplinar. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 5, n. 1, p. 1-19, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/36344. Acesso em: 30 set. 2022.

MORAES, M. C. Paradigma educacional ecossistêmico: por uma nova ecologia da aprendizagem humana. Rio de Janeiro: Wak, 2021.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.

MORIN, E. Ciência com consciência. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8. ed. São Paulo: Bertrand Brasil, 2011.

NICOLESCU, B. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: TRIOM, 1999.

OLIVEIRA, Z. M. F. Resenha da obra MORAES, Maria Cândida; NAVAS, Juan Miguel Batalloso (Col). Transdisciplinaridade, criatividade e educação: fundamentos ontológicos e epistemológicos. Campinas: Papirus, 2015. 191 p. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 12, n. 1, p. 290-293, jan./abr. 2017 Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/8705/5238. Acesso em: 30 set. 2022.

PETRAGLIA, I. Educação e complexidade: os sete saberes na prática pedagógica. In: MORAES, M. C.; ALMEIDA, M. C. (Org.). Os sete saberes necessários à educação presente: por uma educação transformadora. Rio de Janeiro: Wak, 2012.

Downloads

Publicado

2022-12-23

Como Citar

BEHRENS, Marilda Aparecida; FLEURY, Patrícia Fonseca F.; PRIGOL, Edna Liz. Saberes docentes à luz da complexidade e transdisciplinaridade na renovação da prática pedagógica em busca do diálogo e da ética. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 36, p. 185–197, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n36p185-197. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14216. Acesso em: 3 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Complexidade, Tessituras Educacionais e Poética Transdisciplinar

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.