Atividades remotas: um estudo de caso sobre o engajamento e o rendimento discente da EPT em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p744-757

Palavras-chave:

AERs emergenciais, Inclusão digital, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

Este estudo de caso propõe-se à apresentar alternativas de acompanhamento e avaliação de estudantes da EPT na realização das Atividades de Ensino Remotas (AERs) emergenciais e à identificar os seus eventuais problemas no acesso aos conteúdos. Investigou-se 48 estudantes de diferentes cursos técnicos do SENAI de Rio do Sul/SC. Nesta etapa a adesão da turma foi baixa. O motivo pode ter sido a não obrigatoriedade da atividade. Entretanto, vários participantes alegaram problemas pessoais que os impediram de acessar o material. Destaca-se que o aproveitamento geral da turma foi acima de 90%. Estes resultados mostram a possibilidade de sucesso em atividades mediadas por plataformas digitais em cursos técnicos. Mas apresentam, também, questões que subsidiam as discussões sobre o reflexo das desigualdades sociais no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Daniel Baumann, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense

Graduado em Ciências da Computação (2008), especialista em Tecnologia para o Desenvolvimento de Aplicação WEB (2012), especialista em Docência na Educação Profissional e Tecnológica (2015) e mestrando Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional . Tem experiência em docência em educação profissional e tecnológica (EPT) em cursos de Formação Inicial e Continuada e Qualificação Profissional, Educação Profissional Técnica de Nível Médio e ensino superior. Trabalhou com formação de professores para no uso de tecnologia educacional para atuarem na EPT. Atualmente é professor nos níveis superior de ensino e de Formação Inicial e Continuada.

Leandro Marcos Salgado Alves, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC)

Formação em Física, com ênfase em Física da matéria condensada. Com atuação principalmente nos seguintes temas: física de plasma, tratamento de materiais, descarga com barreira dielétrica, reator de plasma com geometria planar operado em pressão atmosférica. Mestrado e doutorado em Ciências, com ênfase em supercondutores e materiais de baixa dimensionalidade. Atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de novos materiais e estudo de suas propriedades físicas e estruturais. Atualmente professor de Física do IFC, campus Araquari.

Downloads

Publicado

26/06/2021

Como Citar

BAUMANN, D.; ALVES, L. M. S. Atividades remotas: um estudo de caso sobre o engajamento e o rendimento discente da EPT em tempos de pandemia. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 744–757, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n31p744-757. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11028. Acesso em: 23 set. 2021.

Edição

Seção

Dossiê "Múltiplas Perspectivas e Experiências no Ensino Remoto"

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)