Narrativas do cotidiano docente

da romantização da infância à naturalização do aprender

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18877

Parole chiave:

Educação Infantil, Romantização, Narrativas, Naturalização

Abstract

A Educação Infantil é uma etapa da Educação Básica fortemente marcada pela romantização da infância e pela naturalização do aprender. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é discutir as narrativas produzidas pelas professoras de Educação Infantil, em vista da superação da romantização da infância e naturalização do aprender. Os resultados apontam que as professoras avançaram em suas compreensões acerca da infância e de Educação Infantil, mas tal entendimento fica no âmbito da narrativa, já que as diversas realidades acabam por se constituírem um fator impeditivo da aprendizagem e desenvolvimento das crianças.

 

Downloads

Biografie autore

Aurelice Maria de Oliveira Paula, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Mestre em Educação (PPGE/UEMA). Esp00ação Básica de Caxias-Ma, atuando na Educação Infantil e 1 ano do Ensino Fundamental. Professora substituta do Departamento de Educação da Universidade Estadual do Maranhão -UEMA, com experiência no ensino de disciplina como Didática, Organização do Trabalho Pedagógico, Sociologia da Educação, Políticas Educacionais. Autora da proposta de formação continuada intitulada Ciranda de diálogos formativos na Educação Infantil: entrelaçando saberes e vivências. 

Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Líder do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade (CNPq/UEMA). Especialista em Coordenação Pedagógica - UEMA, Avaliação Educacional - UFPI e Educação Especial e Neuropsicopedagogia - FANART, Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Professora Adjunta IV do Departamento de Educação - UEMA/CESC. Professora Permanente dos Programas de Pós-Graduação, Mestrado em Educação PPGE/UEMA e do Mestrado e Doutorado em História do PPGHIST/UEMA.

Riferimenti bibliografici

ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Tradução: Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Paz e Terra, 2022.

BRASIL. Lei n. 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 1971.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Presidência da República/Casa Civil, 1988.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República/Casa Civil, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017.

CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael.; MARIANI, F.; MATTOS, M. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores. Uberlândia: UFU, 2015.

DUARTE, N. A Escola de Vigotski e a educação escolar: algumas hipóteses para uma leitura pedagógica da Psicologia Histórico-Cultural. Psicologia USP, [S. l.], v. 7, n. 1-2, p. 17–50, 1996.

IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2010.

LAPERRIÈRE, Anne. Os critérios de cientificidade dos métodos qualitativos. In: POUPART, Jean. et.al. (orgs.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2014. Cap. 12, p. 410-432.

LOMBARDI, José Claudinei. Notas sobre educação numa perspectiva marxista. In: GALVÃO, Ana Carolina. Infância e pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2020. cap. 1, p. 5-14.

LURIA, A. R. Vygotsky. In: L. S., LURIA, A. R., LEONTIEV, A. N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2010. Cap. 2, p. 21-38.

MALANCHEN, Júlia. Cultura, conhecimento e currículo: contribuições da pedagogia histórico-crítica. São Paulo: Autores Associados, 2016.

MARTINS, L. M.; LAVOURA, T. N. Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 34, n. 71, 2018.

MARX, K. O capital. São Paulo: Nova Cultural, 1996.

NOVAES, Henrique Tahan. Trabalho como necessidade vital e trabalho alienado: o que os educadores precisam saber. In: NOMA, Amélia Kimiko; TOLEDO Cézar de Alencar A. (orgs). Política e gestão da educação. Maringá: Eduem, 2017. ´

OLIVEIRA, Zilma Ramos de Oliveira. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2007.

PASQUALINI, Juliana Campregher. Periodização do desenvolvimento psíquico à luz da escola de Vygotsky: a teoria histórico-cultural do desenvolvimento infantil e suas implicações pedagógicas. In: GALVÃO, Ana Carolina (orgs.). Infância e pedagogia histórico-crítica. São Paulo: Autores associados, 2020. Cap. 4, p. 69-95.

REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 1998.

SARMENTO, Manuel Jacinto; PINTO, Manuel. As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo. Braga: Universidade do Minho, 2003.

SAVIANI, Dermeval. Infância e pedagogia histórico-crítica. In: GALVÃO, Ana Carolina (org). Infância e pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores associados. 2020. Cap. 10, p. 245-277.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 8ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

TOZONI-REIS, M.F.de C. O método materialista histórico e dialético para a pesquisa em educação. Rev. Simbio-Logias, v. 12, n. 17, 2020.

VIGOTSKI, L. S. Obras escolhidas. Madrid: Visor, 1995.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

VIGOTSKI, L. S. L. S. A Formação Social da Mente: Desenvolvimento da Percepção e da Atenção. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2003.

VIGOTSKI, L. S. L. S., LURIA, A. R., LEONTIEV, A. N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. Tradução de: Maria da Pena Villalobos. São Paulo: Ícone, 2010.

Pubblicato

2025-06-10

Come citare

PAULA, Aurelice Maria de Oliveira; NASCIMENTO, Franc-Lane Sousa Carvalho do. Narrativas do cotidiano docente: da romantização da infância à naturalização do aprender. Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e18877, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18877. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18877. Acesso em: 24 giu. 2025.

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Professores(as) iniciantes: políticas, experiências e narrativas em múltiplos contextos

Articoli simili

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.