Experiencias de docentes principiantes en prácticas de lectura y escritura en educación temprana

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18985

Palabras clave:

Profesores principiantes, Educación Infantil, Lectura, Escritura

Resumen

Este artículo aborda las experiencias de docentes principiantes en las prácticas de lectura y escritura en Educación Infantil, a partir de narrativas producidas a través de cuestionarios en línea. El estudio se basa en autores como Soares (2009), Brandão y Rosa (2011) y Araújo (2016), que discuten las prácticas de lectura y escritura en este contexto. Los resultados revelan que los docentes adoptan enfoques lúdicos e interactivos, como los círculos de lectura, la narración de cuentos y el uso de recursos creativos, que estimulan la curiosidad, la imaginación y el gusto por la lectura y la escritura.

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Biografía del autor/a

Edilma Mendes Rodrigues Gonçalves, Universidade Estadual do Piaui

Doutoranda em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Especialista em Tutoria de Educação à Distância pela Faculdade Internacional de Curitiba e Licenciada em Pedagogia pela UFPI. Professora Assistente - DE da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Tem experiência na docência e gestão da Educação Infantil, docência nas séries iniciais do Ensino Fundamental e nos cursos de pós-graduação latu sensu. Coordenou o Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (PROP/UESPI). É líder do Grupo de Estudo em Alfabetização, letramento e formação docente - GEALF. Tem experiência e desenvolve pesquisas e estudos nas áreas de: Educação Infantil, Práticas Pedagógicas, Formação Docente, Alfabetização e Letramento. Consultora da produção do Currículo da Educação Infantil do Município de Barras/PI (2020) e Revisora Curricular do Currículo da Educação Infantil do Município de Teresina/PI (2023).

Adélia Meireles de Deus, Secretaria Municipal de Educação de Teresina

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (2004), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2012) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2017). Atualmente é professora substituta da Universidade Estadual do Piauí - UESPI. É pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Educação, Formação Docente, Ensino e Práticas Educativas (NUPEFORDEPE/UFPI) e do Grupo de Estudos sobre Alfabetização, Letramento e Formação Docente (GEALF/UESPI). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação continuada, formação de professores, prática pedagógica, alfabetização e letramento.

Aurismar Ferreira de Sousa, Secretaria Municipal de Educação de Teresina

Mestra em Educação - UFMA. Professora Pesquisadora do Grupo de Estudos em Alfabetização, Letramento e Formação Docente (GEALF - UESPI); Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade de Ensino Superior do Piauí - FATEPI/FAESPI - (2008). / Especialista em Psicopedagogia Clinica, Institucional e Hospitalar - FATEPI/FAESPI ; Especialista em Atendimento Educacional Especializado - AEE - FAEME; Especialista em Tutoria em Educação à Distância - FACMA (2023); Professora da Rede Municipal de Teresina - PI - atualmente/ Professora do Colégio Diocesano - 2008 a 2012/Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão e alfabetização. Formadora da Rede Municipal de Teresina - 2014 a 2017 (Educação Infantil); Superintendente escolar da Rede Municipal de Teresina (2014 a 2017); Técnica de apoio de Alfabetização - Projeto Alfabetiza Teresina (2017 a 2021)/ Coordenadora de Alfabetização da Rede Municipal de Teresina - Projeto Alfabetiza Teresina - 2022/ Experiência em Ensino Superior - FAEME/ FAEVE E MALTA; Palestrante na Área da Alfabetização em Cursos de Extensão, Faculdades e outras instituições; Avaliadora PNLD 2022 - MEC/ Diretora Científica da Associação Brasileira de Psicopedagogia do Piauí - Grupo de Estudos Tecendo Saberes (trabalho voluntário).Atualmente tutora da Faculdade Malta.

Citas

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Publicado

2025-06-10

Cómo citar

GONÇALVES, Edilma Mendes Rodrigues; DEUS, Adélia Meireles de; SOUSA, Aurismar Ferreira de. Experiencias de docentes principiantes en prácticas de lectura y escritura en educación temprana. Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e18985, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18985. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18985. Acesso em: 24 jun. 2025.

Número

Sección

Dossiê: Professores(as) iniciantes: políticas, experiências e narrativas em múltiplos contextos

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