Experiences of beginning teachers with reading and writing practices in early education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18985

Keywords:

Beginner teachers, Early Childhood Education, Reading, Writing

Abstract

This article addresses the experiences of beginner teachers in reading and writing practices in Early Childhood Education, based on narratives produced through online questionnaires. The study is grounded in authors such as Soares (2009), Brandão and Rosa (2011), and Araújo (2016), who discuss reading and writing practices in this context. The results reveal that the teachers adopt playful and interactive approaches, such as reading circles, storytelling, and the use of creative resources, which stimulate curiosity, imagination, and a love for reading and writing.

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Author Biographies

Edilma Mendes Rodrigues Gonçalves, Universidade Estadual do Piaui

Doutoranda em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Especialista em Tutoria de Educação à Distância pela Faculdade Internacional de Curitiba e Licenciada em Pedagogia pela UFPI. Professora Assistente - DE da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Tem experiência na docência e gestão da Educação Infantil, docência nas séries iniciais do Ensino Fundamental e nos cursos de pós-graduação latu sensu. Coordenou o Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (PROP/UESPI). É líder do Grupo de Estudo em Alfabetização, letramento e formação docente - GEALF. Tem experiência e desenvolve pesquisas e estudos nas áreas de: Educação Infantil, Práticas Pedagógicas, Formação Docente, Alfabetização e Letramento. Consultora da produção do Currículo da Educação Infantil do Município de Barras/PI (2020) e Revisora Curricular do Currículo da Educação Infantil do Município de Teresina/PI (2023).

Adélia Meireles de Deus, Secretaria Municipal de Educação de Teresina

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (2004), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2012) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2017). Atualmente é professora substituta da Universidade Estadual do Piauí - UESPI. É pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Educação, Formação Docente, Ensino e Práticas Educativas (NUPEFORDEPE/UFPI) e do Grupo de Estudos sobre Alfabetização, Letramento e Formação Docente (GEALF/UESPI). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação continuada, formação de professores, prática pedagógica, alfabetização e letramento.

Aurismar Ferreira de Sousa, Secretaria Municipal de Educação de Teresina

Mestra em Educação - UFMA. Professora Pesquisadora do Grupo de Estudos em Alfabetização, Letramento e Formação Docente (GEALF - UESPI); Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade de Ensino Superior do Piauí - FATEPI/FAESPI - (2008). / Especialista em Psicopedagogia Clinica, Institucional e Hospitalar - FATEPI/FAESPI ; Especialista em Atendimento Educacional Especializado - AEE - FAEME; Especialista em Tutoria em Educação à Distância - FACMA (2023); Professora da Rede Municipal de Teresina - PI - atualmente/ Professora do Colégio Diocesano - 2008 a 2012/Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão e alfabetização. Formadora da Rede Municipal de Teresina - 2014 a 2017 (Educação Infantil); Superintendente escolar da Rede Municipal de Teresina (2014 a 2017); Técnica de apoio de Alfabetização - Projeto Alfabetiza Teresina (2017 a 2021)/ Coordenadora de Alfabetização da Rede Municipal de Teresina - Projeto Alfabetiza Teresina - 2022/ Experiência em Ensino Superior - FAEME/ FAEVE E MALTA; Palestrante na Área da Alfabetização em Cursos de Extensão, Faculdades e outras instituições; Avaliadora PNLD 2022 - MEC/ Diretora Científica da Associação Brasileira de Psicopedagogia do Piauí - Grupo de Estudos Tecendo Saberes (trabalho voluntário).Atualmente tutora da Faculdade Malta.

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Published

2025-06-10

How to Cite

GONÇALVES, Edilma Mendes Rodrigues; DEUS, Adélia Meireles de; SOUSA, Aurismar Ferreira de. Experiences of beginning teachers with reading and writing practices in early education. Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e18985, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18985. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18985. Acesso em: 23 jul. 2025.

Issue

Section

Dossiê: Professores(as) iniciantes: políticas, experiências e narrativas em múltiplos contextos

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