A entrada na docência

narrativas de pedagogas iniciantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18914

Palavras-chave:

Entrada na docência, Inserção profissional, Pedagogas iniciantes, Narrativas

Resumo

O artigo socializa resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender o processo de inserção profissional na perspectiva de professoras iniciantes, licenciadas em pedagogia, que atuam com o ensino multidisciplinar nos anos iniciais do ensino fundamental. Considerando as narrativas de sete professoras que atuam em escolas públicas localizadas em três estados brasileiros em diferentes regiões. O referencial teórico-metodológico foi construído com base em Cruz e Oliveira, Clandinin e Connelly. Os resultados demonstram desafios em torno do acolhimento profissional, da localização da escola e da relação com os estudantes e com o conhecimento. A pesquisa reafirma a necessidade de criação de projetos, programas e políticas que se voltem para essa fase da carreira.

Downloads

Biografia do Autor

Letícia Oliveira Guarisa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bolsista PROEX/Capes como Doutoranda em Educação PPGE/UFRJ e Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (GEPED/UFRJ). Mestra em Educação PPGE/UFRJ (2020-2022). Pedagoga UFRJ (2015-2020). 

Fernanda Lahtermaher, Colégio de Aplicação UFRJ

Doutora em Educação, com ênfase na Formação de Professores, no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ. Mestre no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018) e Pedagoga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). 

Referências

ALARCÃO, I.; ROLDÃO, M. C. Um passo importante no desenvolvimento profissional dos professores: o ano de indução. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 6, n. 11, p. 109-126, ago./dez. 2014.

ANDRÉ, M. Políticas de apoio aos docentes em estados e municípios brasileiros: dilemas na formação de professores. Educar em Revista, Curitiba, n. 50, p. 35-49, out./dez. 2013.

ANDRÉ, M. Inserção profissional de egressos de programas de iniciação à docência. Relatório de Pesquisa Interinstitucional. Brasília: CNPq, 2018.

COCHRAN-SMITH, M. A tale of two teachers: learning to teach over time. Kappa Delta Pi Record, [S. l.], v. 48, n. 3, p. 108-122, jul./set. 2012.

CLANDININ, D. J.; CONNELLY, M.. Pesquisa narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILLEEL/UFU. 2. ed. Uberlândia: EdUFU, 2015. 250 p.

CRUZ, Giseli Barreto da. Curso de pedagogia no Brasil: história e formação com pedagogos primordiais. Rio de Janeiro: Wak, 2011. 218 p.

CRUZ, G. B.; FERNANDES, I. C. B. Estratégias de superação: Caminhos trilhados por professores iniciantes para a sobrevivência e estabilidade na docência. Revista Portuguesa de Educação, [S. l.], v. 37, n. 2, p. 01-25, 2024.

CRUZ, G. B.; ÁVALOS, B. Indução docente: formação de professores iniciantes em perspectiva. Dossiê Concepções, Políticas e Práticas de Indução Docente. Revista Eletrônica de Educação, v. 18, p. 1-35, 2024.

CRUZ, G. B.; OLIVEIRA, F. L. Perspectivas de indução docente: possibilidades às tensões e aos desafios de professores em inserção profissional. In: GARCIA, Carlos Marcelo; MARTÍNEZ, Paula Marcelo (org.). Empezar con buen pie: Experiencias de programas de inducción y acompañamiento a docentes de nuevo ingresso. Octaedro: Barcelona. 2022. p. 234.

CRUZ, G. B.; AROSA, A. C. C. A formação do pedagogo docente no curso de pedagogia. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Florianópolis, v. 11, n. 26, p. 30-68, jun. 2014.

CRUZ, G. B.; BATALHA, C. S.; CAMPELO, T. S. Sentimentos Que Atravessam a inserção Profissional Docente: Da frustração à ação. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023133, 2023.

CRUZ, G. B.; FARIAS, I. M. S.; HOBOLD, M. S. Indução profissional e o início do trabalho docente: debates e necessidades. Dossiê: "Formação e inserção profissional de professores iniciantes: conceitos e práticas. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. 1-15, jan./dez. 2020.

CRUZ, G. B. da; COSTA, E. C. dos S.; PAIVA, M. M. de S.; ABREU, T. B. de Indução docente em revisão: sentidos concorrentes e práticas prevalecentes. Cadernos de Pesquisa, v. 55, e09072, 2022.

GALVÃO, C. Narrativas em educação. Ciência & educação, Bauru, v. 11, n. 2, p. 327-345, 2005.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida professional de professores. In: NÓVOA, António. (org.). Vida de professores. Porto: Porto, 1995. p. 31-61.

LAHTERMAHER, F. Acolhimento profissional como estratégia de indução docente. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6416011, 2024. DOI: 10.14244/198271996416. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6416. Acesso em: 02 dez. 2024.

NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, out/dez. 2017.

PUGAS, M. C. S. Conhecimento e docência no currículo de pedagogia: entre o pedagógico e o disciplinar. 2013. 402 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2013.

ROLDÃO, M. C. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 94-103, jan./abr. 2007.

Souza, L. O., & Cruz, G. B. da. Pedagogas iniciantes e a multidisciplinaridade nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Brasileira De Estudos Pedagógicos, 104, 2023. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.5565.

VAILLANT, D. La inserción del profesorado novel en américa latina: hacia la integralidad de las políticas. Profesorado: Revista de currículum y formación del professorado, v. 25, n. 2, p. 79-97, jul. 2021.

Downloads

Publicado

2025-06-10

Como Citar

GUARISA, Letícia Oliveira; LAHTERMAHER, Fernanda. A entrada na docência: narrativas de pedagogas iniciantes . Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e18914, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18914. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18914. Acesso em: 25 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Professores(as) iniciantes: políticas, experiências e narrativas em múltiplos contextos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.