A inserção profissional de professores iniciantes na educação profissional e tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18926Parole chiave:
Professor iniciante, Educação Profissional e Tecnológica, Estado do conhecimentoAbstract
Os primeiros anos de experiência profissional na vida de um professor produzem marcas significativas na constituição do seu modo de ser e fazer profissionais. Sendo esse período marcante, este artigo surge da necessidade de compreender como o tema da docência de professores iniciantes na educação profissional e tecnológica tem sido tratado nas pesquisas desenvolvidas e tem como objetivo conhecer e analisar o tema da docência iniciante no âmbito da educação profissional e tecnológica. Para a realização deste estudo foi empreendida uma pesquisa do tipo Estado do Conhecimento, realizada em três etapas: bibliografia anotada, bibliografia sistematizada e bibliografia categorizada. Esta pesquisa é bibliográfica e teve como corpus oito pesquisas, sendo dois artigos, selecionados por meio do Portal de Periódicos da CAPES, três dissertações e três teses, selecionadas no Banco de Teses e Dissertações da CAPES. Após análise, foi possível perceber que as investigações estão pautadas essencialmente nas questões a respeito da formação destes profissionais, suas necessidades formativas, a constituição de formações destinadas a esses professores e o início da carreira vinculado a um desenvolvimento profissional que se dá na prática, por meio da experiência.
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